Twitter

AgN Damoridas - Arthur Henrique, ao passar por Brasília, em reunião com a bancada federal, afirmou q este tem sido um grande ano, especial por sua vitória arrebatadora na eleição municipal, reeleito c/ mais de 80% dos votos, e por ter recursos p/ grandiosas obras, q já começam em início de 2025, caso do 2º viaduto da cidade, na bola do Ibama.
AgN DAMORIDAS - E ao ser destacado em sua presença, o prefeito Arthur Henrique salientou q Ñ teve reunião ano passado, da bancada, e antes Ñ se teve como participar por conta de agenda, mas, ele salientou q este ano dos 11 parlamentares, oito somaram o Caixa municipal c/ emendas, BV q tem mais de 70% da população agradeceu, e o prefeito pôde levar muitas obras e afirma q 2025 já começa c/ novas grandes obras.
AgN DAMORIDAS - Na reunião desta terça, 3, no Congresso, a bancada roraimense se reuniu para tratar dos mais de 500 milhões de reais, de orçamento para o Estado, em 2025, a novidade aclamada pelos senadores e deputados federais foi a presença do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, q salientou o empenho em poder ter o maior apoio em recursos à Capital, daí, sua participação.
AgN JARAQUIS - E Bancada Feserwl se reúne hoje, 3, com Wilson Lima, no Senado, na Liderança do PSD do senador e coordenador da bancada amazonense, Omar Aziz. Pauta, as emendas para AM
AgN URÂNIO AMAZÔNICO - Quando o presidente Lula assinou com a China a venda de nossa reserva de urânio, os estados amazônicos- os dois maiores - AM e PA foram ouvidos?! Congresso Ñ teria q dar aval em questões de tal magnitude em se ter em solo outro país??!
AgN EUA - Quando o Sistema funciona para presidente com filho condenado pode, e Perdão Presidencial de Joe Biden ao filho Hunter, q deveria ter sido preso, com tal ato se livra da cadeia…Quando é canhoto tdo pode!
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
play
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:
2024 -OPERAÇÃO ENEM ENVOLVENDO MEIO MILHÃO DE PESSOAS
Em 2 de novembro de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

OMinistério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 nos dias 3 e 10 de novembro.

Com uma logística complexa, que envolve cerca de meio milhão de pessoas, o Enem começa a ser preparado antes mesmo do fim da edição anterior. Mas, afinal, o que é feito ao longo de toda a preparação e concretização do exame para os participantes terem a oportunidade de realizar as provas?

O Inep preparou mais uma edição da Operação Enem — um infográfico detalhado com os principais dados logísticos do exame. No material, é possível entender cada etapa relacionada à aplicação: 

  • O processo inclui a elaboração das questões; a montagem da prova; a impressão, a distribuição e o armazenamento dos cadernos de questões; o ensalamento dos participantes; e a aplicação das provas.  
  • O planejamento dos custos; as licitações; as contratações dos fornecedores de serviço; e a preparação do edital também fazem parte do processo. 
  • A logística reversa, a correção e a divulgação dos resultados são algumas das etapas finais de cada edição. 

Confira alguns dos dados preliminares relativos à logística e segurança do Enem 2024: 

  • 1.753 municípios de aplicação 
  • Cerca de 10 mil locais de prova 
  • 10 mil coordenações de aplicação 
  • 140 mil salas de prova 
  • Mais de 500 mil colaboradores 
  • Cerca de 58 mil atendimentos especializados 
  • Mais de 78 mil recursos de acessibilidade 
  • Cerca de 9 milhões de provas impressas 
  • 18 cadernos de provas diferentes 
  • Mais de 300 milhões de páginas impressas 
  • 65 mil malotes de provas 
  • 22 mil caixas de materiais administrativos 
  • 2,5 mil contêineres desmontáveis leves 
  • 60 carretas transportadoras 
  • 10,8 mil rotas de transporte 

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, por exemplo o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. 

 

 

..

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep 

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe