Twitter

AOS DAMORIDAS/RR... Prefeitura de Boa Vista entrega hoje, 21, novos ônibus para atender a população e o prefeito faz lançamento do aplicativo Bus2. A solenidade será às 8h, no Parque do Rio Branco.
Aos DAMORIDAS - A balbúrdia que se faz neste Governo Denarium, onde se tem visto farra com dinheiro público, e o silêncio da justiça, é mais uma vez vivida quando da tal Festa de Arraial do Parque Anauá é suspensa, justamente por suspeitas de ilegalidade na contratação de empresa ao evento; algo q tem sido normal dos atos de Antonio, o governador cassado!
AgN - DA GERAL… Direto do Congresso, o que se pôde ver é que a pressão contra Governo Lula tem sido cada vez maior pq o próprio Governo abre brechas para ser atacado, e exposto como vilão, pelas dúvidas que lhe são apontadas. É o caso do leilão do arroz e a desistência de Pimenta em enfrentar os deputados, só ajuda a piorar imagem do Governo. Lula não tem gostado disto!
AOS JARAQUIS - AM... Procon-AM autua supermercado por venda de peixe com peso diferente entre balanças e com preço do produto elevado. A intervenção ocorreu após denúncias de que o estabelecimento estaria comercializando peixes com preços divergentes dos indicados nas etiquetas...Leia mais no site abaixo
AOS DAMORIDAS - RR... O POD PREFS BV desta terça-feira, 11, vai trazer novidades sobre a Maior Feira da Agricultura de Roraima, a Agro BV, edição 2024.  O programa vai ao ar a partir das 19h, no canal da Prefeitura de Boa Vista no YouTube e nas principais plataformas digitais.
Aos DAMORIDAS - RR… O que saiu no site O Antagonista, reverberando uma citação do presidente Lula para o ‘senador sem mandato’, Romero Jucá é justamente a realidade que o povo roraimense vive há tempos, onde tem confiado em Jucá, que continua ajudando o Estado, especialmente Boa Vista, com recursos, e Lula disse q ele é esperto pq tem prestígio como se tivesse mandato.

21 de junho de 2024

1200X200 2
play
play
IMG_9280
Créfito/imagens:
DESCOMPLICAR PARA PODER SER MAIS BEM COMPREENDIDO
Redação AgN
Em 21 de maio de 2024
play

Compartilhe

Sim, o objetivo é o de simplificar a linguagem e tornar mais compreensível as decisões judiciais e outros instrumentos de comunicação com a sociedade.

Para tanto, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) vem adotando diversas iniciativas e projetos para descomplicar a redação dos mandados, fornecer, de forma clara ao jurisdicionado, outras informações importantes e já produziu peças de documentos judiciais utilizando linguagem simples.

E isto já pode ser visto, agora, pelo projeto Mandados Simplificados.

Estão envolvidos no projeto a Presidência do TJRR, a Corregedoria-Geral da Justiça, a Vara de Crimes contra Vulneráveis, à Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas, a Vara Criminal Unificada, o 2º Juizado Especial Cível e o Núcleo de Projetos e Inovação. A previsão é de que o projeto se expanda para outras unidades.

Esse avanço decorre de um Acordo de Cooperação firmado em 2023 com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

A parceria reflete um esforço conjunto para modernizar a comunicação no judiciário, tornando-a mais acessível e efetiva e evidenciando o poder da colaboração entre instituições para inovar e aprimorar a prestação jurisdicional.

Alinhado ainda mais com o objetivo de democratizar o acesso à justiça por meio do uso da linguagem simples, o TJRR desenvolve também o projeto Intimajus, que visa fornecer ao jurisdicionado informações sobre participação nas audiências por meio de vídeos educativos e comunicação simplificada.

Já em 2024, o TJRR aderiu ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, reforçando a conexão do tribunal com uma rede de instituições judiciárias que se dedicam a fazer da justiça um serviço público mais próximo da população.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Projetos e Inovação (NPI), Janaine Voltolini, o TJRR tem se empenhado em fomentar uma transição para incorporação da linguagem simples, numa verdadeira jornada que exige o compromisso e a participação ativa de todos que fazem o sistema de justiça.

“Desde o ano passado, temos nos empenhado em uma série de ações e projetos com o propósito de promover uma mudança significativa e duradoura. Entre as iniciativas, podemos destacar a realização de oficinas de inovação, a celebração de acordo de cooperação entre tribunais e a padronização dos modelos de documentos judiciais. Outro exemplo mais recente diz respeito à publicação, em linguagem simples, do edital do 3º concurso Prêmio de Inovação do TJRR. Juntos, estamos construindo as bases para uma comunicação mais clara, acessível e justa para todos”.

Com essas medidas, o TJRR reafirma seu compromisso em garantir que a linguagem não seja uma barreira para a justiça, mas sim uma ponte entre o judiciário e os cidadãos.

 

 

Ascom TJRR

Play Video
Play Video
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe
80dfd71a-df5d-4330-b299-81b3ece6a074
42039c51-3428-4ea3-854f-c6cc6b94ca44
IMG_9283