Outubro chegando, e com ele o dia 6 quando os eleitores do País todo são convocados para votar, e para oito Capitais os números já apontam que a eleição municipal encerrá no Primeiro Turno. E BV está nest listagem porque o prefeito Arthur Henrique apresenta um percentual que indica que não vai ter segundo turno, muito disto pelos mais de 70%..80% de votos em aprovação pela administração da atual Prefeitura de Boa Vista.
Além de Boa Vista, o favorotismo eleitoral de Arthur Henrique é seguido aos candidatos de Maceió, Macapá, Salvador, São Luís, João Pessoa, Recife e Rio de Janeiro, onde são os prefeitos a serem reeleitos no Primeiro Turno.
O Instituto DataFolha, que no Rio de Janeiro aponta oprefeito Eduardo Paes reeleito com 59% das intenções de voto, hoje.
Assim, segue para João Henrique Caldas, prefeito de Maceió, que com 73% das intenções votos, conforme pesquisa Futura Inteligência, e isto lembra muito a situação de Boa Vista. O segundo colocado de ambos os prefeitos ficam em torno de 10% dos votos.
Ou seja, Catarina Guerra que é a pupila do governador cassado Antonio Denarium, vem nesta baixa, e muito disto por muita pressão da máquina estatal. Mas, os números, apesar dos gastos milionários de sua campanha não crescem.
Em São Luís e João Pessoa os números são altos na aprovação dos prefeitos destas capitais.
O prefeito da capital maranhense, Eduardo Braide (PSD), tem 60% das intenções., afirma a pesquisa Quaest, isto no último dia 9. Já Cícero Lucena (PP), prefeito da capital paraibana, tem 53% das intenções de voto, conforme a Quaest.
Em Salvador, o atual prefeito Bruno Reis (União Brasil) enfrenta o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB). De acordo com a pesquisa do instituto Futura Inteligência, do dia 9, Bruno tem 69% e caminha para a reeleição.
O prefeito de Recife, jovem JoãoCampos, aparece com 76% das intenções de voto, segundo a pesquisa Quaest da última quarta-feira (11).
Voltando ao Norte, em em Macapá, o prefeito Dr. Furlan (MDB), aparece com 86,2%. A pesquisa do instituto Futura Inteligência.
Arthur Henrique hoje tem surgido em um das pesquisas com 62,6% das intenções de voto, assim confirma a Futura Inteligência.
Avaliação do povo quer repeteco
O sociólogo e diretor do Instituto Opinião, Arilton Freres, di que o favoritismo dos atuais prefeitos, segundo as pesquisas apontam, relaciona-se com a avaliação do governo.
“Em cenários onde você tem um candidato a prefeito no exercício do cargo disputando a reeleição, as eleições consumam-se quase que publicitárias, no sentido de avaliação da gestão”, explica.
Ele argumenta que se a gestão pública feita pelo mandatário é bem avaliada, a tendência é que o eleitorado opte pela manutenção do governo. Outro ponto levantado pelo especialista é que a máquina pública e a capacidade de comunicação dos atuais prefeitos são elementos que corroboram para o período eleitoral.
“Se a gestão está sendo bem avaliada, a tendência é que esse prefeito tenha um potencial eleitoral muito forte. Porque acaba que é indiscutível que o peso da máquina e o peso da capacidade de comunicação que esse político no exercício do mandato tem para disputar a reeleição é muito forte. E acaba, de certa maneira, até desequilibrando a disputa a favor de quem está no mandato”, aponta Arilton Freres.
…
Com o Blog do Perônico