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AgN Damoridas - Arthur Henrique, ao passar por Brasília, em reunião com a bancada federal, afirmou q este tem sido um grande ano, especial por sua vitória arrebatadora na eleição municipal, reeleito c/ mais de 80% dos votos, e por ter recursos p/ grandiosas obras, q já começam em início de 2025, caso do 2º viaduto da cidade, na bola do Ibama.
AgN DAMORIDAS - E ao ser destacado em sua presença, o prefeito Arthur Henrique salientou q Ñ teve reunião ano passado, da bancada, e antes Ñ se teve como participar por conta de agenda, mas, ele salientou q este ano dos 11 parlamentares, oito somaram o Caixa municipal c/ emendas, BV q tem mais de 70% da população agradeceu, e o prefeito pôde levar muitas obras e afirma q 2025 já começa c/ novas grandes obras.
AgN DAMORIDAS - Na reunião desta terça, 3, no Congresso, a bancada roraimense se reuniu para tratar dos mais de 500 milhões de reais, de orçamento para o Estado, em 2025, a novidade aclamada pelos senadores e deputados federais foi a presença do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, q salientou o empenho em poder ter o maior apoio em recursos à Capital, daí, sua participação.
AgN JARAQUIS - E Bancada Feserwl se reúne hoje, 3, com Wilson Lima, no Senado, na Liderança do PSD do senador e coordenador da bancada amazonense, Omar Aziz. Pauta, as emendas para AM
AgN URÂNIO AMAZÔNICO - Quando o presidente Lula assinou com a China a venda de nossa reserva de urânio, os estados amazônicos- os dois maiores - AM e PA foram ouvidos?! Congresso Ñ teria q dar aval em questões de tal magnitude em se ter em solo outro país??!
AgN EUA - Quando o Sistema funciona para presidente com filho condenado pode, e Perdão Presidencial de Joe Biden ao filho Hunter, q deveria ter sido preso, com tal ato se livra da cadeia…Quando é canhoto tdo pode!
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BR 319 CONTINUA SENDO BANDEIRA PARA SUA LIBERAÇÃO
Em 30 de setembro de 2024
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*Lutar pela BR-319 é garantir dignidade e o direito de ir e vir para o Amazonas, afirma Plínio Valério*

_Senador amazonense defende a pavimentação da rodovia como essencial para a integração do Amazonas com o restante do país, denunciando interferências de ONGs internacionais, criticando as barreiras impostas pela ministra Marina Silva e reafirmando o impacto positivo para o desenvolvimento econômico e social da região_

O senador Plínio Valério reafirmou seu compromisso na luta pela pavimentação da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho, considerada crucial para a integração do Amazonas com o restante do país. Em artigo publicado no Poder 360, o senador amazonense destacou que, embora a estrada já exista e seu traçado esteja definido, o reasfaltamento tem enfrentado uma série de barreiras impostas por ONGs internacionais e autoridades ambientais, como a titular do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

A BR-319 representa o resgate da nossa dignidade. Não há igualdade nem justiça enquanto os amazonenses estiverem isolados, reféns da falta de uma estrada. O isolamento impede o crescimento econômico e social da região e nos mantém à margem do desenvolvimento nacional. É inaceitável que, em nome de uma agenda externa, se negue à população do Amazonas o direito de viver com dignidade. Precisamos da BR-319, precisamos ir e vir, precisamos escoar nossos produtos e nos conectar com o Brasil. É nosso direito”, disse o senador na publicação.

Na publicação, o senador destacou que a BR-319 é essencial para o transporte de produtos da Zona Franca de Manaus e para garantir o fornecimento de itens de primeira necessidade, incluindo medicamentos para o Amazonas. Plínio Valério também criticou duramente a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que, segundo ele, tem se posicionado contra o asfaltamento da rodovia e representa interesses de ONGs internacionais que visam manter a Amazônia isolada sob pretexto de preservação ambiental.

O parlamentar chamou a atenção para os desafios enfrentados pelos amazonenses, que, em pleno 2024, ainda não têm o direito de se deslocar por terra para fora do estado. Ele destacou que o Amazonas preserva 97% de sua vegetação original e que o asfaltamento da BR-319 não representaria ameaça ao meio ambiente, visto que a estrada já foi construída e não haveria derrubada de árvores.

Em sua crítica à ministra Marina Silva, o senador mencionou sua fala na CPI das ONGs, na qual teria afirmado que a construção da estrada serviria apenas para que a população “passeasse de carro”. Para Plínio Valério, essa declaração reflete um desconhecimento da realidade local e ignora as necessidades das populações da região. Ele também apontou para o papel de ONGs internacionais, como o Observatório do Clima, que entraram na justiça para impedir o avanço da obra, recebendo, segundo ele, vultosos recursos de grandes fundos estrangeiros.

O senador destacou que o financiamento internacional dessas ONGs, que, na sua visão, atrapalha o desenvolvimento do Norte, ameaça a soberania brasileira. O Instituto Clima e Sociedade (ICS) e a Open Society Foundation, de George Soros, foram mencionados como financiadores dessas ações, que o senador considera contrárias ao interesse nacional.

O parlamentar também apontou o impacto social e econômico causado pela ausência da rodovia, mencionando o colapso vivido durante a pandemia de covid-19, quando caminhões com oxigênio ficaram atolados no caminho para Manaus. Segundo ele, o asfaltamento da BR-319 garantiria maior agilidade no transporte de bens essenciais e melhoraria a fiscalização contra o desmatamento ilegal e o tráfico na região.

Além das críticas e das denúncias, o senador manifestou esperança com a recente aprovação do projeto de pavimentação pelo Ministério dos Transportes, que concluiu pela viabilidade técnica e sustentabilidade ambiental da obra. “O estudo conclui que a BR-319 é indispensável para a região, com viabilidade ambiental assegurada e que a pavimentação da rodovia garantirá o acesso a serviços essenciais e impulsionará o desenvolvimento social e econômico da Amazônia. Nos resta saber se os obstáculos serão vencidos para a rodovia avançar”, concluiu.

 

Assessoria de Imprensa do senador Plínio Valério

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