Twitter

AgN Damoridas - Arthur Henrique, ao passar por Brasília, em reunião com a bancada federal, afirmou q este tem sido um grande ano, especial por sua vitória arrebatadora na eleição municipal, reeleito c/ mais de 80% dos votos, e por ter recursos p/ grandiosas obras, q já começam em início de 2025, caso do 2º viaduto da cidade, na bola do Ibama.
AgN DAMORIDAS - E ao ser destacado em sua presença, o prefeito Arthur Henrique salientou q Ñ teve reunião ano passado, da bancada, e antes Ñ se teve como participar por conta de agenda, mas, ele salientou q este ano dos 11 parlamentares, oito somaram o Caixa municipal c/ emendas, BV q tem mais de 70% da população agradeceu, e o prefeito pôde levar muitas obras e afirma q 2025 já começa c/ novas grandes obras.
AgN DAMORIDAS - Na reunião desta terça, 3, no Congresso, a bancada roraimense se reuniu para tratar dos mais de 500 milhões de reais, de orçamento para o Estado, em 2025, a novidade aclamada pelos senadores e deputados federais foi a presença do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, q salientou o empenho em poder ter o maior apoio em recursos à Capital, daí, sua participação.
AgN JARAQUIS - E Bancada Feserwl se reúne hoje, 3, com Wilson Lima, no Senado, na Liderança do PSD do senador e coordenador da bancada amazonense, Omar Aziz. Pauta, as emendas para AM
AgN URÂNIO AMAZÔNICO - Quando o presidente Lula assinou com a China a venda de nossa reserva de urânio, os estados amazônicos- os dois maiores - AM e PA foram ouvidos?! Congresso Ñ teria q dar aval em questões de tal magnitude em se ter em solo outro país??!
AgN EUA - Quando o Sistema funciona para presidente com filho condenado pode, e Perdão Presidencial de Joe Biden ao filho Hunter, q deveria ter sido preso, com tal ato se livra da cadeia…Quando é canhoto tdo pode!
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
play
1200X200
radio agn play
Créfito/imagens:
CASA DAS ARTES COM NOVAS EXPOSIÇÕES
Em 4 de outubro de 2024
1200X200
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

*Casa das Artes apresenta quatro novas exposições que conectam arte, meio ambiente e tradições culturais*

_As novas mostras destacam temas relevantes como a importância da água para comunidades ribeirinhas e a riqueza das tradições do Boi-Bumbá_

A partir deste sábado (5), a Casa das Artes passa a receber sua nova programação com quatro exposições que refletem a riqueza e a diversidade da cultura amazônica. As mostras visam promover um diálogo profundo sobre a importância da arte na conscientização ambiental e na preservação das tradições locais, convidando todos a se envolverem com questões que impactam nossas vidas e nosso futuro.

A exposição “Traços e Cores: Expressões do Liceu”, com curadoria de Samantha Karlia e Francisco D’Almeida, reúne 20 obras de alunos do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, apresentando a diversidade de técnicas e estilos dos estudantes. A mostra revela o processo criativo de jovens artistas em formação, expondo o público a composições que vão do figurativo ao abstrato, em técnicas como nanquim, aquarela e acrílica.

O destaque está na evolução artística dos estudantes, que utilizam a liberdade de expressão como parte fundamental do processo educacional. “Esta exposição é uma celebração do crescimento técnico e pessoal desses alunos, que através da arte estão construindo novas formas de enxergar o mundo”, comenta Samantha Karlia.

Outro destaque é a exposição “Gotas de Saberes, Rios de Mudança”, fruto da parceria entre a Casa das Artes e a Virada Sustentável, este trabalho destaca o impacto das mudanças climáticas e a relação das comunidades ribeirinhas com a água. A mostra é parte do projeto Escola D’Água, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), e apresenta registros fotográficos capturados entre 2016 e 2022, que ilustram o cotidiano das comunidades no baixo Rio Purus.

As imagens revelam como a água influencia a vida local, seja como fonte de sustento, meio de transporte ou elemento essencial para a sobrevivência. A exposição também propõe uma reflexão sobre a urgência de cuidar desse recurso natural e a necessidade de preservar o ecossistema amazônico.

Dando seguimento as atrações, a mostra “Sinhás da Minha Vida: Um Olhar sobre a Sutileza da Sinhazinha da Fazenda”, que possui curadoria de Mateus Silva, deve atrair os amantes do Festival de Parintins. A exposição explora a complexidade das vestimentas das sinhazinhas, figuras centrais no Festival de Parintins.

Com peças criadas pelo renomado artista Paulo Rojas, o evento aproxima o público dos detalhes que compõem esses trajes que são resultado de uma tradição cultural que mescla técnicas ancestrais com inovação. “Cada peça conta uma história, uma memória afetiva e cultural, que carrega em suas linhas e cores toda a paixão do Boi-Bumbá”, afirma Rojas, que redefiniu o design dos figurinos no festival ao longo das últimas décadas.

Por fim, no corredor de exposição, o fotógrafo Cleomir Santos apresenta “Manaus Photo”, uma série de imagens que capturam a beleza de Manaus através de suas paisagens e patrimônio. Santos, com uma carreira multifacetada na fotografia e no jornalismo, documenta a cidade e suas transformações, destacando o patrimônio histórico e cultural da capital amazonense. Suas fotografias convidam o público a redescobrir a essência do ser manauara por meio de olhares poéticos e detalhados.

Essas exposições estarão abertas para visitação ao público até o final de outubro, reforçando o papel da Casa das Artes como um importante espaço de divulgação cultural em Manaus e de encontro para a valorização da arte e da cultura local.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura

 

 

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe