Twitter

AgN Damoridas - Arthur Henrique, ao passar por Brasília, em reunião com a bancada federal, afirmou q este tem sido um grande ano, especial por sua vitória arrebatadora na eleição municipal, reeleito c/ mais de 80% dos votos, e por ter recursos p/ grandiosas obras, q já começam em início de 2025, caso do 2º viaduto da cidade, na bola do Ibama.
AgN DAMORIDAS - E ao ser destacado em sua presença, o prefeito Arthur Henrique salientou q Ñ teve reunião ano passado, da bancada, e antes Ñ se teve como participar por conta de agenda, mas, ele salientou q este ano dos 11 parlamentares, oito somaram o Caixa municipal c/ emendas, BV q tem mais de 70% da população agradeceu, e o prefeito pôde levar muitas obras e afirma q 2025 já começa c/ novas grandes obras.
AgN DAMORIDAS - Na reunião desta terça, 3, no Congresso, a bancada roraimense se reuniu para tratar dos mais de 500 milhões de reais, de orçamento para o Estado, em 2025, a novidade aclamada pelos senadores e deputados federais foi a presença do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, q salientou o empenho em poder ter o maior apoio em recursos à Capital, daí, sua participação.
AgN JARAQUIS - E Bancada Feserwl se reúne hoje, 3, com Wilson Lima, no Senado, na Liderança do PSD do senador e coordenador da bancada amazonense, Omar Aziz. Pauta, as emendas para AM
AgN URÂNIO AMAZÔNICO - Quando o presidente Lula assinou com a China a venda de nossa reserva de urânio, os estados amazônicos- os dois maiores - AM e PA foram ouvidos?! Congresso Ñ teria q dar aval em questões de tal magnitude em se ter em solo outro país??!
AgN EUA - Quando o Sistema funciona para presidente com filho condenado pode, e Perdão Presidencial de Joe Biden ao filho Hunter, q deveria ter sido preso, com tal ato se livra da cadeia…Quando é canhoto tdo pode!
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
play
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:
ÁTILA PARTICIPA DA UIP, EM GENEBRA, E DESTACA TRABALHO DA CÂMARA COM OS AVANÇOS DA TECNOLOGIA
Em 18 de outubro de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Direto da Suíça, participando da 149ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP), o decano deputado federal Átila Lins fez um discurso onde expôs os projetos que tramitam no Congresso Nacional brasileiro, relacionados ao tema da conferência, que este ano foi “Aproveitar a Ciência, Tecnologia e Inovação para um futuro mais pacífico e sustentável”.

Véspera do encerramento da UIP, nesta quarta, 17, Átila, que é vice-presidente do grupo brasileiro, lembrou ainda em sua fala sobre os avanços mais cada vez mais céleres, caso do Inteligência Artificial (IA).

“A ciência, a tecnologia e a inovação ocupam um lugar central nas sociedades modernas. Por isso, os parlamentos têm o dever de acompanhar os últimos desenvolvimentos tecnológicos e oferecer soluções que estimulem a inovação e distribuam seus benefícios por toda a sociedade”, disse Átila Lins, decano da bancada do Amazonas e da Câmara dos Deputados.

Na defesa da importância dopapel deste tipo encontro, Lins prosseguiu:

“O debate, por exemplo, sobre a inteligência artificial é inadiável. Portanto, devemos criar conexões entre o parlamento, a academia, o setor privado e demais atores envolvidos”, ressaltou.

Átila Lins destacou aos membros da UIP que, no Brasil, a Câmara dos Deputados tem investido no denominado Parlamento Aberto. Isto se materializa em audiências públicas e ferramentas tecnológicas destinadas à interação com os cidadãos.

Marco legal IA

Do mesmo modo, o amazonense relatou que, em 2021, a Câmara dos Deputados aprovou o marco legal da Inteligência Artificial.

Segundo Átila, trata-se de projeto de lei com mecanismos de governança, autorregulação e cooperação internacional. Traz ainda a inovação, proteção de dados pessoais e segurança dos usuários. O projeto está sob análise do Senado Federal.

“Por outro lado, no ano passado, foi apresentado o projeto de lei de incentivo ao desenvolvimento de inteligência artificial, que se encontra pronto para a pauta da comissão. Ele propõe a destinação de recursos públicos e o incentivo à aplicação de recursos privados na pesquisa e desenvolvimento de IA (Inteligência Artificial)”, disse Lins.

 

Fake news

O decano enfatizou que ainda em 2024, a Câmara aprovou uma proposição que pretende punir a criação de conteúdo digital falso (fake News) para ameaçar, humilhar ou chantagear alguém, com manipulação de imagens ou sons por meio de inteligência artificial.

Educação digital

Em outra frente, segundo Átila enfatiza que é preciso investir na educação digital, diante do crescimento da tecnologia, em que crianças e jovens precisam ser educados com estas novas ferramentas.

Mais.

Assim como os atuais profissionais de educação precisam de formação específica para usá-las no mercado de trabalho.

Neste sentido, foi promulgada recentemente a Política Nacional de Educação Digital. A lei enfrenta diversos aspectos do fenômeno, como a inclusão digital, a capacitação de professores, a cobertura digital de estabelecimentos de ensino e a produção e disseminação de conteúdos digitais.

Sustentabilidade

No terreno da sustentabilidade, Átila Lins disse que a Câmara realizou, nestes dois anos, uma espécie de mutirão verde, com a aprovação de inúmeros projetos relevantes.

Desse modo, o deputado citou a recente aprovação do Programa Mobilidade Verde e Inovação, que reduzirá a emissão de carbono pelo Brasil. Isso, por meio de incentivos financeiros e redução de tributos. Tudo para estimular a pesquisa e a produção de veículos com menor emissão de gases do efeito estufa.

União dos parlamentos

“Concluí, por fim, enfatizando a importância da união entre os parlamentos para a construção coletiva de caminhos que preparem os países para as rápidas mudanças em curso e promovam a paz e a sustentabilidade”, disse Átila Lins ao encerrar o discurso na 149ª Assembleia da UIP.

Com Ascom Dep Fed AL

E site de notícias BNC

 

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe