Twitter

AgN JAMAIS ESQUEÇA… “Você pode enganar todas as pessoas por algum tempo; e algumas pessoas todo o tempo; mas não consegue enganar todas as pessoas por todo o tempo.”Abraham Lincoln.
AgN BARBACOA… Na unidade de Itaim, em SP, a churrascaria q é a única com rodízio, ao mês oferece 8mil kg de picanha e 29mil kg…Padrão de excelência é aqui…
AgN - PARA MIM TUDO, para eles, nada...Enquanto Lula gasta mais de 1 milhão de reais com o cartão de crédito corporativo, o seu Governo toma decisão muito ruim em tirar a pensão vitalícia para crianças vítimas de zika vírus. Mais. Povo não aceita bem os gastos da Primeira Dama, e dessas muitas viagens internacionais de Lula e sua esposa, que esbanjam hotéis caríssimos, luxo em toda sua pompa, enquanto, povo é apertado em tudo!
AgN PEQUENA VITÓRIA...O q ocorreu nestes últimos dias é q o Governo Lula tem q entender, população continua nas redes sociais, por + ameaças q tenha do STF, em dirimir a liberdade na internet,+ temas espinhosos como o caso da possível tentativa de taxação e fiscalização do pix, acabou q se uniu população do Norte ao Sul em reprovação, e gerou recuo do Governo.
AgN - EFEITO NIKOLAS...Sim, o jovem deputado federal por Minas Gerais, é o maior campeão de acessos nas redes sociais, onde vídeo seu - sobre o que viria com a fiscalização bancária e taxação do pix, e hoje já passam dos mais de 200 milhões de acessos neste material de Nikolas Ferreira, um fenômeno na interenet e tem sido um fiscalizador 'duro' do Governo Lula...Ou seria um enorme calo? rsrsrs
AgN FRONTEIRA… A situação caótica q só piora na Venezuela com Maduro e seu sistema ditatorial onde em mais um mandato roubado se agrava na nossa fronteira, e pior fica o silêncio do Governo Federal q não leva tranquilidade ao poro roraimense.
IMG_5856
play
play
IMG_5635
Créfito/imagens:
ARQUITETO E URBANISTA COMO TRANSFORMADOR NA SOCIEDADE
Em 15 de dezembro de 2024
play
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

O Papel transformador do Arquiteto e Urbanista na sociedade contemporânea

O dia 15 de dezembro é uma data especial para os arquitetos e urbanistas no Brasil. Instituído pela Lei nº 13.627, de 16 de janeiro de 2018, o Dia do Arquiteto e Urbanista homenageia esses profissionais e celebra o legado de Oscar Niemeyer, cujo aniversário coincide com a data, além de marcar a fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Para a arquiteta e urbanista Melissa Toledo, o trabalho desses profissionais vai muito além do planejamento de edificações ou espaços públicos. “O papel do arquiteto e urbanista é profundamente social. Nós lidamos com a organização da sociedade civil, materializando a cidade com seus desafios, suas problemáticas, mas também suas oportunidades de transformação”, afirma.

Melissa destaca que a profissão possui mais de 300 atribuições, mas ressalta a relevância do urbanismo no contexto atual.

“Quando falamos do urbanista, falamos do desenvolvimento urbano em sua totalidade — habitação, mobilidade, economia. E é nesse planejamento urbano que o arquiteto se torna um agente indispensável na interlocução entre a sociedade e as soluções para os desafios contemporâneos.”

Esses desafios incluem questões como sustentabilidade, qualidade de vida, segurança e inclusão social.

“Hoje, a urbanização precisa ser pensada com um olhar abrangente. O arquiteto e urbanista lidera projetos que transcendem os espaços físicos, propondo soluções integradas às demandas sociais e valorizando o bem-estar humano”, explica Melissa.

Sua experiência na revitalização de espaços e edificações públicas, como a Matriz, em Manaus, é um exemplo prático de como o planejamento urbano pode resgatar a história e ao mesmo tempo promover a qualidade de vida.

“A revitalização de um espaço histórico não é apenas sobre restaurar o que o tempo deteriorou; é sobre criar uma conexão entre o passado e o presente, promovendo pertencimento e bem-estar para as pessoas que ali vivem”, reflete.

No mundo contemporâneo, o arquiteto e urbanista precisa equilibrar as exigências do crescimento urbano com a sustentabilidade, buscando soluções que priorizem o coletivo. Como Melissa aponta, “a cidade é uma materialização da sociedade, e cabe a nós, arquitetos e urbanistas, torná-la mais humana e sustentável.”

Neste 15 de dezembro, ao celebrar o Dia do Arquiteto e Urbanista, fica a reflexão sobre o impacto desse trabalho na construção de cidades mais justas, inclusivas e capazes de atender às necessidades de um futuro que exige inovação e responsabilidade social.

 

 

 

DA ASSESSORIA MELISSA TOLEDO

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe