Sim, já passou pela primeira Comissão, e Boa Vista pode receber mais um título – o da Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha.
Isto porque, nesta quarta, 10, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 5.121, de 2023, que confere justamente este título à Capital do Estado de Roraima.
O autor deste PL, macuxi de raiz, chega ao Congresso e faz just defesa à cultura roraimense, numa iguaria que é muito consumida na cidade que é paçoca com banana, e isto é algo reconhecido por todos que a Boa Vista visitam, se encantam, se deliciam com a comida regional.
O deputado federal e, defensor público, Stélio Dener destca que a paçoca é prato principal e turístico de Roraima.
No PL é destacado a história e a importância da paçoca na culinária brasileira, especialmente em Roraima, que é parte integrante da culinária local onde é consumida diariamente como complemento de pratos principais, lanches ou até mesmo no café da manhã.
A paçoca, que todo ano ganha mais e mais destaque como símbolo da gastronomia da região durante no maior evento da cidade, o ‘Boa Vista Junino’, que é dado como também o maior festividade de festa junina do Norte.
Em 2018, Boa Vista entrou para o Guinness Book com a “maior paçoca do mundo”, servindo 1.023 kg para 30 mil pessoas, demonstrando a importância e popularidade do prato na região.
Diante disto é natural que BV se torne a Capital da paçoca.
“O objetivo deste Projeto é, portanto, reconhecer que a capital de Roraima, Boa Vista, tenha esse símbolo de capital nacional da paçoca de carne com farinha”, disse o parlamentar roraimense.
“É uma forma de valorizar a culinária local, mas também de incentivar a economia da região, com incentivo à produção dessa típica comida roraimense”, acrescentou Stélio Dener.
Agora, o deputado explica que o texto seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), onde serão analisados e votados os aspectos constitucionais, legais, jurídicos, regimentais do projeto.
…
Ascom Dep S D