O palco deste encontro cheio de anjos, foi o Parque do Rio Branco, para um dia em ato alusivo à importância do aleitamento materno.
A amamentação é livre e um direito que toda mulher tem, podendo alimentar seu bebê onde se sentir à vontade.
Sim, a Prefeitura de Boa Vista que tem como missão manter forte no que somos, a Capital da Primeira Infância, sendo assim, uma campanha foi feita para maior sensibilização pelo aleitamento materno, neste”Agosto Dourado“.
Foram reunidas cerca de 80 mães no Parque do Rio Branco, numa linda sexta-feira, 4, para o “Mamaço por Amor“.
As participantes foram compostas por membros dos grupos de puericultura das unidades básicas de saúde Pricumã, Sílvio Leite e Rubeldimar Cruz, além de beneficiárias do programa Família Que Acolhe (FQA).
Durante a ação, as mulheres participaram de atividades lúdicas.
De acordo com a superintendente de Programas e Projetos do FQA, Elane Florêncio, evento orientou e sensibilizou as mães sobre a amamentação, que é livre e um direito que toda mulher tem, podendo alimentar o bebê onde se sentir à vontade.
“É comprovado cientificamente que o leite materno promove o aumento na imunidade do bebê, além de fortalecer contra o risco de infecções e inflamações. Sem falar que a mãe também fica mais protegida, em termos de imunidade. Inclusive, o aleitamento materno previne o câncer do colo do útero e de mama”, destacou.
Elane também ressalta que o leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias, alergias, além de reduzir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
“Especialistas recomendam que o bebê seja amamentado sob livre demanda nos primeiros meses de vida, pois o leite materno possui todos os nutrientes necessários para o organismo da criança em desenvolvimento”.
Roberta Santana é servidora pública e foi uma das mamães, que fizeram questão de participar desse ato de amor. Ela afirma que a principal alimentação do seu filho, Heitor Santana, que está com 1 ano e dois meses, sempre foi o leite materno.
“Além das refeições que meu filho faz, apesar da idade, ele ainda não largou totalmente o peito. Para mim, esse momento entre mãe e filho é uma conexão única, pois nos sentimos mais próximos, desde o olhar. Isso é uma experiência única e maravilhosa. Só quem é mãe sabe”, disse.
A autônoma Aura Vega é mãe da Ana Valentina, de 4 meses. Ela conta que pretende continuar amamentando a bebê até ela completar um ano.
“Vejo que o leite materno é o principal alimento de qualquer criança recém-nascida, pois tem todos os nutrientes que minha filha precisa. Fico feliz, pois em cada consulta médica, vejo que ela está bem de saúde e isso é graças à amamentação”, destacou.
TAMBÉM TEM PAI APOIANDO
Quem também participou do evento foi Rodrigo Santos, servidor público e pai de duas meninas: Mariana, 3 anos, e Helena, que está com 40 dias de nascida. Para ele, não há coisa melhor do que ter a experiência de ter um filho.
“Aproveitei o evento para aprender um pouco mais sobre esse primeiro contato da criança com os pais e a função do pai é superimportante na amamentação, pois ele precisa dar atenção e apoio, tanto para o filho quanto para a mãe”, frisou.
AGOSTO DOURADO
O mês de agosto é voltado para simbolizar os benefícios e a importância do aleitamento materno. Com a meta de aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno nos próximos dois anos, o Ministério da Saúde define o leite materno como redutor de mortalidade infantil por causas que podem ser evitadas ainda na Primeira Infância.
MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA
No mês passado, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu agosto como o “Mês da Primeira Infância”.
A lei busca promover ações de sensibilização para a importância da atenção integral às crianças, com idade até seis anos, além de discutir ações de investimentos nos primeiros mil dias de vida, considerada a fase mais importante para o desenvolvimento.
…
SEMCOM PMBV
Por Jaqueline Pontes