Twitter

AgN Damoridas - Arthur Henrique, ao passar por Brasília, em reunião com a bancada federal, afirmou q este tem sido um grande ano, especial por sua vitória arrebatadora na eleição municipal, reeleito c/ mais de 80% dos votos, e por ter recursos p/ grandiosas obras, q já começam em início de 2025, caso do 2º viaduto da cidade, na bola do Ibama.
AgN DAMORIDAS - E ao ser destacado em sua presença, o prefeito Arthur Henrique salientou q Ñ teve reunião ano passado, da bancada, e antes Ñ se teve como participar por conta de agenda, mas, ele salientou q este ano dos 11 parlamentares, oito somaram o Caixa municipal c/ emendas, BV q tem mais de 70% da população agradeceu, e o prefeito pôde levar muitas obras e afirma q 2025 já começa c/ novas grandes obras.
AgN DAMORIDAS - Na reunião desta terça, 3, no Congresso, a bancada roraimense se reuniu para tratar dos mais de 500 milhões de reais, de orçamento para o Estado, em 2025, a novidade aclamada pelos senadores e deputados federais foi a presença do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, q salientou o empenho em poder ter o maior apoio em recursos à Capital, daí, sua participação.
AgN JARAQUIS - E Bancada Feserwl se reúne hoje, 3, com Wilson Lima, no Senado, na Liderança do PSD do senador e coordenador da bancada amazonense, Omar Aziz. Pauta, as emendas para AM
AgN URÂNIO AMAZÔNICO - Quando o presidente Lula assinou com a China a venda de nossa reserva de urânio, os estados amazônicos- os dois maiores - AM e PA foram ouvidos?! Congresso Ñ teria q dar aval em questões de tal magnitude em se ter em solo outro país??!
AgN EUA - Quando o Sistema funciona para presidente com filho condenado pode, e Perdão Presidencial de Joe Biden ao filho Hunter, q deveria ter sido preso, com tal ato se livra da cadeia…Quando é canhoto tdo pode!
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
play
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:
CHEGANDO 'VIVÊNCIAS JUNINAS NAS ESCOLAS'
Redação AgN
Em 15 de abril de 2024
1200X200
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Como forma de fortalecer o Festival de Cultura Popular em escolas públicas do DF, saiba mais sobre as tradições juninas.
Isto será possível através do Vivências Juninas, que conta a história das paródias populares, que originam as representações das danças de quadrilhas no Itapuã, Paranoá, São Sebastião e Varjão

A pergunta nos remete diretamente ao Interior brasileiro, por que ‘quem não tem uma foto vestido de caipira na escola?’

Para explicar a motivação por trás de uma temporada tão animada, vem aí, o projeto cultural “Vivências Juninas na Escolas”.

O objetivo é fazer com que os estudantes do Distrito Federal sintam o pertencimento real da cultura popular, a ação proporciona uma experiência de imersão, que inclui aulas, distribuição de material impresso e apresentação de quadrilhas juninas profissionais, que nasceram dentro de escolas públicas das regiões brasilienses.

A temporada, que vai até o fim de maio, percorrerá escolas públicas do Itapuã, Paranoá, São Sebastião e Varjão.

Valorização

Patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), a iniciativa não apenas visa celebrar a tradição das festas juninas, mas, também promover a valorização e preservação das manifestações folclóricas brasileiras, em especial a dança de Quadrilha, que possui raízes profundas na cultura do país.

Com um cronograma repleto de atividades, o projeto inclui a realização de 10 apresentações de Quadrilhas Juninas e cinco apresentações de trios tradicionais de forró , garantindo uma experiência cultural completa para os estudantes.

Além disso, serão distribuídos materiais pedagógicos contendo informações sobre a história do movimento junino no Distrito Federal, enriquecendo o conhecimento dos jovens sobre essa tradição tão significativa. E para garantir a inclusão obrigatória, o projeto conta com tradução simultânea em Libras, tornando o evento acessível a todos.

A Quadrilha, originária das danças palacianas europeias e assimilada pelo povo brasileiro com suas próprias características e sátiras, tornou-se uma expressão fundamental da identidade nacional. Apaixonado pelo movimento desde muito jovem, o idealizador do projeto, Patrese Ricardo dedica grande parte do seu trabalho em levar o encanto da cultura popular para os estudantes, para que o acesso à cultura e as novas possibilidades sejam inseridos no contexto social das crianças e adolescentes do DF.

Com mais de uma década de atuação no movimento, reconhecido como um dos maiores incentivadores dessa manifestação cultural, Patrese tem a atribuição de gestor do Grêmio Recreativo Arraiá Formiga da Roça, entidade que enumera eventos nacionais e regionais, com apresentações artísticas e compromisso com a capacitação sociocultural de jovens do DF.

Meu desejo é que o Vivências envolva os estudantes com sua própria cultura. Essa iniciativa é mais do que uma série de apresentações; é um convite para que os jovens façam parte ativa desse movimento que continua a encantar e unir pessoas por todo o mundo”, celebra Patrese.

Da Assessoria GDF

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe