Twitter

AgN FRONTEIRA… A situação caótica q só piora na Venezuela com Maduro e seu sistema ditatorial onde em mais um mandato roubado se agrava na nossa fronteira, e pior fica o silêncio do Governo Federal q não leva tranquilidade ao poro roraimense.
AgN LOS HERMANOS… Que Ñ seja mais tolerável ao resto do mundo, já q nós, aqui, do Lado deveria tomar providências para dar um Basta a Maduro e sua ditadura, pq Maria Corina foi (vem de notícias da Venezuela, q ainda Ñ se total certeza) possivelmente sequestrada, e isto tem q parar! Este horror tem se colocar um fim! Q Trump assuma logo…
AgN MONITORAMENTO, MAS, EU NÃO…População segue apreensiva enquanto o pix servia (serve) para q todos possam usar e não pagar nada por isto nas suas transações bancárias; mas, Governo ao mudar isto, Ñ se entende o exemplo de Lula, q seus gastos estão em 100 anos de segredo.
AgN PIX E FEDERAL RECEITA… Não é o Governo q me assusta na tal proposta do pix ser monitorado, q é mais um monitoramento, q mais assombra é isto ter aval e silêncio do Congresso!
AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
play
IMG_5635
play
radio agn play
Créfito/imagens:: Foto – Herick Pereira
CIDADE CONVOCA UNIDADE DOS PODERES CONTRA FAKE NEWS
Redação AgN
Em 10 de janeiro de 2025
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Em posse do novo presidente do TJAM, Roberto Cidade convoca poderes para combater as fakes news no Amazonas

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), dep. Roberto Cidade (UB) aproveitou da posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, e do vice-presidente, desembargador Airton Gentil, nesta sexta-feira, 9, e fez uma convocação para que os três Poderes se unam no combate as fakes news no Estado amazonense.

Cidade salientou que a propagação das notícias falsas é uma clara ameaça à sociedade democrática.

“Quero aproveitar este momento para reiterar a necessidade de um esforço conjunto dos Poderes no combate ao fenômeno das fakes news. Este é um desafio que ameaça a democracia. Ameaça a reputação de pessoas públicas e impede um debate transparente e ético em nossa sociedade”, declarou Roberto Cidade.

De acordo com o deputado-presidente da Casa Legislativa, é fundamental a participação do Judiciário amazonense no combate às fake news, sobretudo na responsabilização dos criminosos que utilizam os meios digitais para disseminar mentiras contra empresários, autoridades e demais amazonenses da sociedade civil organizada.

“Precisamos contar com o apoio firme e estratégico do Judiciário para enfrentar essa questão, garantindo que aqueles que propagam informações falsas sejam responsabilizados, e que a verdade prevaleça em todos os espaços”, disse o parlamentar.

 

Harmonia

Ao novo corpo diretivo do Tribunal de Justiça, Roberto Cidade destacou que o Judiciário é a salvaguarda da Constituição, e ressaltou que os Poderes Legislativo, Judiciário, somados com o Executivo, são essenciais para o equilíbrio e a harmonia da sociedade amazonense.

“O Poder Judiciário é o guardião da Constituição e dos direitos fundamentais. Vivemos em um estado democrático de direito, no qual cada Poder desempenha um papel definido pela Constituição, com independência, mas também com a necessidade constante de diálogo e colaboração. O Legislativo, o Executivo e o Judiciário têm missões diferentes, mas um objetivo comum: atender aos anseios dos cidadãos, promover o bem-estar social e garantir a dignidade humana. Ao longo da minha trajetória política, compreendi que o verdadeiro progresso do nosso Estado acontece quando os poderes trabalham de forma harmoniosa, respeitosa, independente e colaborativa”, declarou o parlamentar.

 

Roberto Cidade parabenizou a ex-presidente do Tribunal desembargadora Nélia Caminha e a ex-vice-presidente magistrada Joana Meirelles, que presidiram a Corte no biênio 2023-2024, e desejou ao novo presidente, Jomar Fernandes, uma gestão exitosa.

“Não poderia deixar de destacar que foi um marco histórico termos duas mulheres nos mais altos postos do Tribunal de Justiça: a senhora e a desembargadora Joana dos Santos Meirelles, como sua vice-presidente. Presidente desembargador Jomar Fernandes, desejo que sua gestão seja marcada por realizações históricas, pautada pela ética, pela imparcialidade e pelo compromisso com o bem-estar do nosso povo. Saiba que Vossa Excelência poderá sempre contar com o respeito e o apoio irrestrito da Assembleia Legislativa para avançarmos, juntos, na construção de um Amazonas mais justo, mais humano e mais próspero”, finalizou Roberto Cidade.

 

Presidência

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Jomar Fernandes, aclamado na última eleição no dia 10 de setembro de 2024, agradeceu aos familiares, desembargadores e demais autoridades presentes na Sessão Solene de Posse, e anunciou que, nesta sexta-feira (10/1), formalizará a criação dos Observatórios para Acompanhamento e Realização da Regularização e Governança Fundiária, Sustentabilidade e Meio Ambiente, e de proteção do público infantojuvenil e hipossuficiente amazonense. Ele comandará a Corte Judiciária no biênio 2025-2026.

“Com maior atenção ainda, criarei o Observatório para Acompanhamento dos Direitos Fundamentais da Pessoa Humana, com foco e holofote, principalmente na infância e na adolescência. Sem esquecer os vulneráveis, excluídos e minorias, inclusive, aqueles que não têm acesso à rede mundial de computadores. Nos dias atuais, quem não tem acesso à rede global de computadores, há de ser considerado um excluído”, informou o desembargador, que quando esteve no cargo de corregedor-geral do TJAM, observou as carências do judiciário no interior do Amazonas.

“Quero afirmar minha especial atenção às necessidades estruturais das varas que compõem a primeira entrância. Eu tive oportunidade de conviver, como corregedor, das agruras de juízes e servidores. Essas carências refletem na qualidade dos serviços e da jurisdição. Contem comigo para a urgente resolução desses problemas”, completou o desembargador Jomar Fernandes.

Foram empossados também durante a cerimônia, o desembargador Airton Corrêa Gentil, vice-presidente, e José Hamilton Saraiva dos Santos, como novo corregedor-geral de Justiça do TJAM.

A Sessão Solene, ocorrida no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, contou com a participação do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), do ministro Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça; da ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM), entre outras autoridades e membros da sociedade civil organizada.

 

Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa / Aleam

 

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe