'CONSULTÓRIO DE RUA' COM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
Numa ação pioneira, a Prefeitura iniciou atendimentos com serviços onde busca atender pessoas que estão em situação de vulnerabilidade nas ruas da cidade.
É mais um novo trabalho que o prefeito Arthur Henrique coloca a serviço da população, onde dá acolhimento e cuidado ao próximo e que vai muito além do atendimento médico, que é o “Consultório na Rua”.
alt="" width="800" height="534" />Os trabalhos começaram nesta quarta-feira, 29, na Praça João Mineiro, bairro São Francisco.
A iniciativa busca atender pessoas que estão em situação de vulnerabilidade nas ruas da capital e faz parte do programa “Boa Vista + Saúde”.
De acordo com a coordenadora Gilvania Siqueira, nessa primeira fase ocorrerá o mapeamento da cidade, onde as equipes visitarão os pontos que têm maior concentração de pessoas em situação de rua. Em seguida, vem o acolhimento prévio em cada local, informando ao público-alvo em qual dia receberá os atendimentos de saúde.
alt="" width="800" height="534" />“As nossas ações integrais são formadas por uma equipe multiprofissional que presta serviços na área médica, odontológica, assistência social, psicológica e de enfermagem. Elas são voltadas justamente para garantir que esse serviço de saúde chegue a essas pessoas, que devido aos estigmas e preconceitos, muitas não conseguem ir às unidades básicas de saúde”, disse a coordenadora.
A médica Maria Vauliam faz parte da equipe do “Consultório na Rua” e destaca que a iniciativa vai além de um atendimento médico.
alt="" width="800" height="534" />“Em muitos casos, a consulta, o acolhimento e o cuidado da equipe multiprofissional farão toda a diferença no dia deles. Nosso trabalho busca valorizar o ser humano e dar dignidade a ele”, ressaltou.
O programa já acontece em outros estados brasileiros, mas, a capital de Roraima é pioneira com essa ação.
Segundo a assistente social Tassiana Portela, será feito um cronograma com trabalho continuado.
alt="" width="800" height="534" />... Semcom PMBV“O ‘Consultório na Rua’ é a ponte que vai conectar esses pacientes com os outros serviços de saúde. Por isso, temos todo um fluxograma e cronograma para que estejamos sempre retornando para fazermos esse acompanhamento a longo prazo”, destacou.
Por Wandilson Prata