Twitter

AgN FRONTEIRA… A situação caótica q só piora na Venezuela com Maduro e seu sistema ditatorial onde em mais um mandato roubado se agrava na nossa fronteira, e pior fica o silêncio do Governo Federal q não leva tranquilidade ao poro roraimense.
AgN LOS HERMANOS… Que Ñ seja mais tolerável ao resto do mundo, já q nós, aqui, do Lado deveria tomar providências para dar um Basta a Maduro e sua ditadura, pq Maria Corina foi (vem de notícias da Venezuela, q ainda Ñ se total certeza) possivelmente sequestrada, e isto tem q parar! Este horror tem se colocar um fim! Q Trump assuma logo…
AgN MONITORAMENTO, MAS, EU NÃO…População segue apreensiva enquanto o pix servia (serve) para q todos possam usar e não pagar nada por isto nas suas transações bancárias; mas, Governo ao mudar isto, Ñ se entende o exemplo de Lula, q seus gastos estão em 100 anos de segredo.
AgN PIX E FEDERAL RECEITA… Não é o Governo q me assusta na tal proposta do pix ser monitorado, q é mais um monitoramento, q mais assombra é isto ter aval e silêncio do Congresso!
AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
play
IMG_5635
play
radio agn play
Créfito/imagens:
CRIANÇAS COM 'TOD' SERÁ TEMA DE DEBATE NA CÂMARA
Redação AgN
Em 14 de agosto de 2023
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

A semana começa com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados realizando audiência pública para discutir sobre a equiparação do Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) à pessoa com deficiência para os efeitos jurídicos em todo o país.

Trata-se do PL n° 3.104 de 2023, que tem assinatura do deputado Zé Haroldo Cathedral.

“Nosso compromisso é propor normas que possam estabelecer uma rede de proteção social e cuidado às pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento.” Zé Haroldo Cathedral

Zé Haroldo justifica que o TOD é um assunto que precisa ser vastamente discutido, a fim de identificar medidas de aperfeiçoamento nas legislações, relacionadas na área da educação inclusiva, melhores tratamentos e devida convivência social.

Zé Haroldo Cathedral afirma ainda que é necessário a implementação de políticas que garantam igualdade de direitos entre indivíduos com TOD e aqueles com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Segundo ele, ambos são classificados como distúrbios do neurodesenvolvimento, conforme definido nos critérios estabelecidos pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM).

“Entendemos que por serem semelhantes, em termos de desenvolvimento neurológico, que também se beneficiem das proteções legais para possibilitar sua plena e significativa integração na sociedade, em condições de igualdade com as demais pessoas ”, argumentou.

A ausência de uma legislação específica, afirma Zé Haroldo, representa um entrave para que crianças e adolescentes diagnosticados com TOD tenham acesso a tratamentos adequados.

“Nosso compromisso é propor normas que possam estabelecer uma rede de proteção social e cuidado, que inclui as escolas da educação básica das redes pública e privada, além do apoio da família e dos serviços de saúde existentes, com vistas ao seu pleno desenvolvimento físico, mental e social das pessoas com transtornos de aprendizagem ou comportamental”, defendeu.

 

..

Ascom Dep. Z H

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe