Reunir com presidente da República é algo que muitos políticos tentam e nem sempre conseguem. Ter uma agenda positiva onde o Governo Federal quer escutar um de seus fortes aliados é o que presidente Lula da Silva faz ao se reunir com o presidente do MDB de Roraima, Romero Jucá, que nesta quarta, 16, pôde mais uma vez reforçar ao petista da importância do seu olhar diferenciado à Boa Vista.
Lula recebeu Romero no Palácio do Planalto, e as pautas são a necessidade de mais investimentos do Governo Federal para Capital e Interior.
Jucá mantém seu compromisso em ajudar Capital e os municípios roraimenses, sem questões partidária, já que o ex senador entende que há cidades que ainda recebem recursos seus quando foi senador, e muito ainda através de suas intervenções políticas junto aos Ministérios.
Para Lula, Romero reforçou o pedido de prioridade para as obras de drenagem em Boa Vista. Ele destacou ao presidente que a proposta é atender as áreas onde ainda existem pontos de alagamento críticos e que precisam de intervenções de grande porte.
“Nós temos como prioridade atender aos bairros Senador Hélio Campos, o Operário e toda aquela região que eram áreas estaduais e que surgiram de ocupações irregulares. Mas, a responsabilidade por fazer as obras de drenagem e infraestrutura ficou com a Prefeitura. No entanto, o município depende do aporte de recursos federais para as obras de grande porte”.
AO INTERIOR
Aproveitando o respeito político que Lula tem com MDB, especialmente na pessoa de Jucá, que já foi líder seu no Senado; o emedebista destacou o quanto o Governo Federal precisa ampliar o Minha Casa, Minha Vida para Roraima.
Romero, ciente de quanto o presidente Lula tem para este novo PAC, a ‘menina dos olhos’ do petista, Jucá apresentou a necessidade de mais novas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Hoje, o Governo Federal tem para Boa Vista 469 casas. Mas, Lula ouviu dele que a necessidade atual da capital é muito maior.
“Boa Vista enfrenta hoje, uma realidade de déficit habitacional e de aumento populacional. Esse é um contexto que estamos reforçando junto ao Governo Federal para conseguir que mais casas sejam construídas na capital. E desta forma, possamos beneficiar quem mais precisa”.
Guiana
Velhos parceiros comerciais, Guiana e Brasil, Lula ouviu o reforço de Romero para que o país vizinho do Estado seja mais próximo nas relações, que ficaram afastadas com governo passado.
Brasil precisa seguir projetos estratégicos para o seu desenvolvimento, onde passa por Roraima.
O presidente do MDB RR destacou que a estrada da Guiana é necessária para o bem de toda a Amazônia Ocidental, ‘porque representa uma rota mais viável para a exportação dos produtos nacionais’.
Jucá lembrou que hoje, grande parte do que Roraima exporta, saí via Manaus. A capital do Amazonas fica a 750 km de distância de Boa Vista. Por outro lado, a capital da Guiana, está a 679 km. E com outra vantagem: na beira do Oceano Atlântico.
Roraima teria um ganho excepcional por ser um caminho mais curto, e a estrada amplia as chances da produção local chegar a novos mercados consumidores, como o do Caribe e da Europa, por exemplo.
“Eu sempre defendi a interligação de Roraima com a Guiana. E nós precisamos aproveitar essa oportunidade que a Guiana tem agora de grande expansão econômica, para que isso também beneficie o nosso Estado com a geração de emprego e renda para a nossa população”.
Lula, no começo do mês, afirmou que já havia conversado duas vezes com o presidente do país vizinho, Irfaan Ali, para tratar sobre o assunto da estrada.
Romero Jucá finaliza que a reunião com o presidente Lula, a quem se refere como um amigo político, e que tem sempre ajudado Boa Vista, foi produtiva e sentiu que o petista quer ajudar mais Roraima.
”O presidente Lula foi muito solícito e amigável. Existe um esforço do Governo Federal para atender as demandas locais e essas conversas são importantes para manter Roraima como prioridade”.
….
Com reportagem Roraima em Foco