Twitter

AgN Damoridas - Arthur Henrique, ao passar por Brasília, em reunião com a bancada federal, afirmou q este tem sido um grande ano, especial por sua vitória arrebatadora na eleição municipal, reeleito c/ mais de 80% dos votos, e por ter recursos p/ grandiosas obras, q já começam em início de 2025, caso do 2º viaduto da cidade, na bola do Ibama.
AgN DAMORIDAS - E ao ser destacado em sua presença, o prefeito Arthur Henrique salientou q Ñ teve reunião ano passado, da bancada, e antes Ñ se teve como participar por conta de agenda, mas, ele salientou q este ano dos 11 parlamentares, oito somaram o Caixa municipal c/ emendas, BV q tem mais de 70% da população agradeceu, e o prefeito pôde levar muitas obras e afirma q 2025 já começa c/ novas grandes obras.
AgN DAMORIDAS - Na reunião desta terça, 3, no Congresso, a bancada roraimense se reuniu para tratar dos mais de 500 milhões de reais, de orçamento para o Estado, em 2025, a novidade aclamada pelos senadores e deputados federais foi a presença do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, q salientou o empenho em poder ter o maior apoio em recursos à Capital, daí, sua participação.
AgN JARAQUIS - E Bancada Feserwl se reúne hoje, 3, com Wilson Lima, no Senado, na Liderança do PSD do senador e coordenador da bancada amazonense, Omar Aziz. Pauta, as emendas para AM
AgN URÂNIO AMAZÔNICO - Quando o presidente Lula assinou com a China a venda de nossa reserva de urânio, os estados amazônicos- os dois maiores - AM e PA foram ouvidos?! Congresso Ñ teria q dar aval em questões de tal magnitude em se ter em solo outro país??!
AgN EUA - Quando o Sistema funciona para presidente com filho condenado pode, e Perdão Presidencial de Joe Biden ao filho Hunter, q deveria ter sido preso, com tal ato se livra da cadeia…Quando é canhoto tdo pode!
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
play
play
radio agn play
Créfito/imagens:
MAIS VAGAS NA UEA PARA NEUROPEDIATRIA
Em 23 de outubro de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Roberto Cidade solicita à UEA abertura de vagas de residência em Neuropediatria para melhorar atendimento às crianças com TEA
Em mais uma iniciativa com o intuito de melhorar o atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou Requerimento que solicita à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a possibilidade de abertura de vagas de residência médica em Neuropediatria. O objetivo é aumentar o número de profissionais capacitados para diagnosticar e tratar crianças com autismo.
“O diagnóstico de TEA é clínico, por isso a necessidade de termos mais profissionais qualificados para fazer essa identificação. Nosso Requerimento, encaminhado ao reitor da UEA, André Zogahib, tem o objetivo de ampliar o número de profissionais médicos capacitados para fazer o diagnóstico. Quanto mais cedo for feita a identificação do paciente com TEA, maiores serão as chances de que, com atendimento adequado e terapias, essa criança ou adolescente tenha uma melhor qualidade de vida na idade adulta. É isso que queremos”, afirmou Cidade.
Conforme o Requerimento, a demanda se deve à necessidade de melhoria da estrutura para  identificação de crianças e adolescentes com TEA, tendo em vista que a falta de especialistas capacitados para o diagnóstico de pacientes com o espectro autista resulta em uma sobrecarga nos serviços de saúde e na dificuldade de acesso das famílias a um tratamento adequado.
A formação de médicos especializados na área pode ajudar a reduzir o tempo de espera para diagnósticos e o encaminhamento a tratamentos, promovendo um atendimento mais próximo e acessível às famílias.
“A capacitação de médicos especializados para o diagnóstico do TEA no Amazonas é de extrema importância, especialmente devido à complexidade e a especificidade dos sintomas relacionados a este transtorno. Isso é essencial para a criação de estratégias de intervenção individualizadas, que podem incluir terapias ocupacionais, fonoaudiológicas, psicopedagógicas e acompanhamento médico. Ter profissionais qualificados para identificar os sinais e sintomas do autismo aumenta as chances de uma intervenção adequada e, consequentemente, de uma melhor adaptação da criança ao seu meio social, escolar e familiar”, justificou.
TEA
TEA é um distúrbio do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, a socialização e o comportamento das crianças, sendo que o diagnóstico precoce é fundamental para que essas crianças recebam o suporte e as intervenções necessárias, melhorando significativamente a sua qualidade de vida e desenvolvimento.
Cada paciente com TEA exige um tipo de acompanhamento específico e individualizado que exige a participação dos pais, dos familiares e de uma equipe de diferentes profissionais, como médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos, de forma a incentivar o indivíduo a realizar sozinho tarefas cotidianas, desenvolver formas de se comunicar socialmente e de ter maior estabilidade emocional.
Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa
f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe