|
BRASIL
|
“Tsunami” preocupa montadoras no Brasil
|
Tsunami de carros importados. Buscando fugir do futuro aumento de tarifas no Brasil, as fabricantes chinesas se anteciparam e lotaram os portos por aqui com quase 70 mil carros elétricos. |
Contextualizando: Na década passada, o Brasil passou a isentar os veículos elétricos e híbridos de uma taxa de importação de 35%. Acontece que o governo de Lula — para beneficiar a indústria nacional — vai retomar as taxas até 2026. |
Para aproveitar o timing, as montadoras chinesas exportaram um volume acima do normal de veículos para o Brasil, para já abastecer os próximos meses de vendas. Hoje, nós somos o destino principal no mundo para os carros elétricos da China. |
|
Por que estamos te contando isso? Com cada vez menos veículos movidos a gasolina, a expectativa é que os carros elétricos ultrapassem o resto do mercado no Brasil até 2030. Você talvez já tenha notado isso pela quantidade de BYDs na rua… risos. |
Mas as montadoras chinesas não estão aqui só por preferência. No início deste ano, o governo Biden aumentou as tarifas para os EVs importados da China de 25% para 100% nos EUA. Já na Europa, a UE adotou uma taxa de 35% para os elétricos chineses. |
Looking Forward: A BYD quer consolidar de vez o seu domínio por aqui. A montadora está investindo R$ 5,5 bilhões em sua nova fábrica e espera que, até 2027, esteja produzindo 300 mil carros por ano. |