Uma questão de sáude pública, sim, e com a aprovação do Projeto de Lei 353/2022, do verador Gilmar Nascimento, agora fica instituído Políticas Públicas de Apoio aos Obesos de Manaus, já que a cidade mais de 23% de sua população adulta acima do peso. Isto dá aos manauaras como sendo de ma Capital com o maior percentual de pessoas obesas no país.
Agora, o PL segue para a sanção do prefeito de Manaus, o que segundo Nascimento, isto marca um passo significativo em direção à melhoria da qualidade de vida da população obesa.
O objetivo principal do projeto, afirma Gilmar, é oferecer suporte adequado e efetivo para pessoas inscritas para realizar cirurgias de redução de estômago e outros procedimentos necessários ao tratamento da obesidade nas unidades da rede pública de saúde.
De acordo com a pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), Manaus apresenta um alarmante índice de 23,4% de sua população adulta acima do peso, tornando-se a capital com o maior percentual de pessoas obesas no país. Essa estatística, além de destacar a necessidade de ações efetivas, ressalta a urgência em abordar a questão da obesidade de maneira abrangente.
Gilmar Nascimento enfatiza que os indivíduos obesos enfrentam inúmeras dificuldades, tanto em relação aos cuidados com as comorbidades decorrentes de seu estado de saúde, quanto no aspecto social.
…
Com Assessoria do Vereador G N