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AgN Damoridas - Arthur Henrique, ao passar por Brasília, em reunião com a bancada federal, afirmou q este tem sido um grande ano, especial por sua vitória arrebatadora na eleição municipal, reeleito c/ mais de 80% dos votos, e por ter recursos p/ grandiosas obras, q já começam em início de 2025, caso do 2º viaduto da cidade, na bola do Ibama.
AgN DAMORIDAS - E ao ser destacado em sua presença, o prefeito Arthur Henrique salientou q Ñ teve reunião ano passado, da bancada, e antes Ñ se teve como participar por conta de agenda, mas, ele salientou q este ano dos 11 parlamentares, oito somaram o Caixa municipal c/ emendas, BV q tem mais de 70% da população agradeceu, e o prefeito pôde levar muitas obras e afirma q 2025 já começa c/ novas grandes obras.
AgN DAMORIDAS - Na reunião desta terça, 3, no Congresso, a bancada roraimense se reuniu para tratar dos mais de 500 milhões de reais, de orçamento para o Estado, em 2025, a novidade aclamada pelos senadores e deputados federais foi a presença do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, q salientou o empenho em poder ter o maior apoio em recursos à Capital, daí, sua participação.
AgN JARAQUIS - E Bancada Feserwl se reúne hoje, 3, com Wilson Lima, no Senado, na Liderança do PSD do senador e coordenador da bancada amazonense, Omar Aziz. Pauta, as emendas para AM
AgN URÂNIO AMAZÔNICO - Quando o presidente Lula assinou com a China a venda de nossa reserva de urânio, os estados amazônicos- os dois maiores - AM e PA foram ouvidos?! Congresso Ñ teria q dar aval em questões de tal magnitude em se ter em solo outro país??!
AgN EUA - Quando o Sistema funciona para presidente com filho condenado pode, e Perdão Presidencial de Joe Biden ao filho Hunter, q deveria ter sido preso, com tal ato se livra da cadeia…Quando é canhoto tdo pode!
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Créfito/imagens:
PAPEL DA IMPRESA NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO EM DEBATE NO CONECTA DF
Em 7 de novembro de 2024
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Para participantes, valorização do papel do jornalista é fundamental no cenário atual

Nas duas primeiras mesas de debate do Conecta CLDF: Comunicação 360º desta quarta-feira (6), especialistas discutiram a comunicação comercial e o uso da inovação no combate à desinformação, tanto na televisão quanto nos portais de notícia.

A mesa com enfoque na televisão inaugurou os debates.

O jornalista, cientista político e psicólogo João Camilo, que atua na área de Relações Institucionais e Assuntos Regulatórios do SBT, sugeriu iniciativas que, em sua visão, poderiam fortalecer o combate à desinformação.

A primeira delas é que haja maior cobrança por parte do Estado com relação às plataformas digitais, no sentido de garantir mais transparência e responsabilização desses entes privados.

 

      

“Os veículos provenientes das plataformas quase não têm regulamentação. Há um controle muito mais rígido na divulgação das TVs. O combate à desinformação passa pela transparência e responsabilização de emissores em qualquer meio que seja”, ponderou Camilo.

O cientista destacou, porém, que a regulamentação de redes não deve ser confundida com censura. Outro mote defendido por ele é o do papel do jornalismo profissional como atividade fundamental para o enfrentamento da desinformação. Contrapondo uma visão atual que descredibiliza o profissional de imprensa, ele acredita que o jornalista é cada vez mais relevante diante do cenário atual.

Para o mediador da mesa, o professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) Leandro Rolim, é urgente que se fomente um processo de “letramento midiático” da população, em especial crianças e adolescentes, para que esse público não esteja vulnerável às “armadilhas” que podem estar embutidas no conteúdo que consomem livremente em suas redes. “Nossos adolescentes e pré-adolescentes são também produtores e consumidores de conteúdo. E para que eles não se tornem adultos vulneráveis à desinformação, é essencial nós cobrarmos das nossas escolas a educação midiática”, afirma Rolim.

Na sequência, Roberto Munhoz, diretor de jornalismo da Record TV Brasília, lembrou que a televisão está próxima de entrar em sua fase 3.0, que combina transmissão de alta qualidade com tecnologias avançadas, o que garantirá uma experiência personalizada e com maior qualidade de imagem e som ao telespectador. A nova fase da TV, para ele, enseja um debate mais aprofundado sobre seu papel no combate à desinformação, uma vez que ela será ainda mais integrada à internet.

O jornalista defende o conceito tradicional da ética jornalística como norteadora na luta contra a desinformação. “A questão ética tem que se sobrepor. É triste ver conteúdo jornalístico sendo deturpado, ganhando views e sendo produzidos com intenção de gerar cliques ao invés de serem produzidos com a intenção de informar”, lamentou.

Checagem de informações 

Rodrigo Orengo, diretor de jornalismo da Band Brasília, mencionou ações de sucesso ligadas ao combate das fake news. Uma delas é o Projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e que reúne jornalistas de 42 veículos de comunicação para descobrir, investigar e desmascarar conteúdos suspeitos sobre políticas públicas, eleições, saúde e mudanças climáticas compartilhados nas redes sociais.

Apesar de as agências de verificação de notícias falsas serem vistas como um fenômeno recente no contexto das fake news, Orengo explica que a checagem é um dos conceitos basilares mais antigos no mundo jornalístico. Na segunda mesa do dia, a colunista do Metrópoles Isadora Teixeira detalhou o Projeto Comprova no escopo do portal no qual trabalha. No veículo, os jornalistas fazem dupla checagem de conteúdos que repercutem nas redes sociais. A interface dessa apuração no site indica se o conteúdo é verdadeiro ou falso, explicita o número de pessoas alcançadas pela informação de origem e detalha as fontes consultadas pelos repórteres.

Também com o suporte web, o diretor de Inovação do Poder360, Miguel Gallucci Rodrigues, apresentou o Poder Monitor, ferramenta agregadora de dados dos três poderes, com documentos na íntegra e interface simplificada. O jornalista e advogado defendeu que, desse modo, o cidadão tem mais lastro da informação que consulta. “Em um ambiente onde as notícias falsas influenciam percepções e decisões diariamente, o papel da mídia ao implementar tecnologias de verificação e métodos colaborativos é central”, sintetizou Ana Carolina Kalume Maranhão – chefe do Departamento de Jornalismo da Universidade de Brasília -, a quem coube a mediação da segunda mesa-redonda.

As mesas de debate contaram com a participação do público presente, com perguntas aos debatedores, e do público on-line, que acompanhou a transmissão pelo YouTube da CLDF. A programação completa do Conecta CLDF: Comunicação 360° pode ser acessada na página do evento.

 

 

 

Christopher Gama e Daniela Reis – Agência de Notícias da CLDF

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