Pode ter orgulho Cabôco, porque a tua Manaus é reconhecida como uma das melhores cidades para se visitar na América Latina. Tudo fruto de um trabalho operoso que tem sido feito ao longo dos últimos anos, onde prefeito David Almeida teve este reconhecimento quando povo votou por sua renovação para mais quatro anos.
Assim, Manaus foi reconhecida como a 11ª melhor cidade para viver e visitar na América Latina em 2025, de acordo com o ranking da The Economist divulgado neste mês.
A avaliação considerou critérios como estabilidade, infraestrutura, educação, saúde e riqueza cultural, reafirmando o papel da capital amazonense como destino estratégico no cenário turístico e cultural.
Para David Almeida isto é fruto de uma gestão voltada para o desenvolvimento urbano sustentável e que valoriza o turismo.
“Estamos investindo na criação de novos equipamentos turísticos e culturais, como o parque Gigantes da Floresta, que será um marco na valorização da biodiversidade amazônica; a casa de praia Zezinho Corrêa, que ampliou as opções de lazer para manauaras e visitantes com venda de artesanatos e show de artistas locais; e o Píer 355 do mirante Lúcia Almeida, um espaço que integra contemplação e acesso a nossa rica paisagem fluvial. Esses projetos simbolizam nosso compromisso em transformar Manaus em uma referência nacional e internacional em turismo e qualidade de vida”, afirmou o prefeito, que tem estado antenado com o que tem podido servir de exemplo de gestão e ações municipais que venham ao encontro da população, caso do Parque dos Gigantes, onde um projeto da Prefeitura de Boa Vista, do estado vizinho, Roraima, e David trouxe esta concepção para os manauaras.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Jender Lobato, destacou as ações estratégicas para promover Manaus dentro e fora do Brasil.
”Estamos trabalhando intensamente para posicionar Manaus como um destino global. Participamos das maiores feiras nacionais como a feira da Associação Brasileira de agências de viagens – Abav; a Feira Internacional de Turismo – Festuris; a Feira de Negócios Turísticos do Mercosul – BNT Mercosul; e a feira da Pesca & Companhia, além da feira internacional de turismo em Londres, a ‘World Travel Market London’, onde estivemos promovendo nossa cultura, gastronomia e atrativos naturais. Também cabe destacar nossas ações de promoção turística da cidade durante a temporada de cruzeiros, que este ano vai receber 16 navios internacionais, totalizando, aproximadamente 20 mil turistas: isso impulsiona diretamente a economia local e gera novas oportunidades para a população. Nossa cidade é única, e queremos que o mundo conheça esse potencial”, ressaltou o gestor da fundação.
Outro ponto relevante é a promoção da cultura e da gastronomia local, com ações que integram eventos como o Festival “Sou Manaus Passo a Paço”, evento que ganhou projeção internacional na gestão David Almeida, tornando-se o maior do calendário oficial da cidade, além de parcerias para fortalecer o polo gastronômico da cidade. Esses esforços não apenas atraem visitantes, mas também consolidam a identidade cultural de Manaus como porta de entrada para a Amazônia.
Com um planejamento robusto, incluindo melhorias na mobilidade urbana, renovação do transporte coletivo, ampliação de infraestrutura, investimentos na saúde e segurança, a gestão municipal continua construindo um futuro em que Manaus se destaca como uma das cidades mais atrativas e acolhedoras da América Latina.
*Projeção*
As ações realizadas pela gestão David Almeida, desde o início do primeiro mandato, têm garantindo projeção e reconhecimentos importantes para o desenvolvimento do turismo na cidade e valorização da identidade cultural.
Com realização de aula-show de gastronomia com o chef dos restaurantes Mocotó, em São Paulo (SP), e Caboco, em Los Angeles (EUA), Rodrigo Oliveira, evento estratégico realizado pela Prefeitura de Manaus, em 2022, foi possível garantir o reconhecimento da culinária, que é uma expressão de criatividade e respeito ao meio ambiente e à sabedoria ancestral dos povos originários. Esse diferencial conferiu o 41° lugar na lista dos melhores destinos turísticos do mundo, publicado em janeiro de 2023 pelo jornal americano New York Times.
Outro marco importante para a gestão foi apontado pelo levantamento divulgado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), vinculada ao Ministério do Turismo, em agosto de 2023, onde a capital do Amazonas figurou como a terceira na lista das seis capitais mais buscadas na alta estação.
Também é importante ressaltar, que foi após a apresentação da cidade para os maiores players do Turismo em feiras do setor pelo Brasil e durante o megaevento multicultural “Sou Manaus Passo a Paço”, em 2023, combinados aos investimentos em infraestrutura, saúde e segurança, que a capital amazonense, passou a figurar na lista dos 50 melhores destinos para se visitar em 2024. A pesquisa feita pela revista Lonely Planet, especializada em viagens ao redor do mundo, sendo a única representante do Brasil na lista, que foi dividida nas categorias de países, regiões, cidades, sustentáveis e custo-benefício.
…
* Emanuelle Baires / Semcom
*Fotos -* Clóvis Miranda / Semcom