Twitter

AgN Damoridas - Arthur Henrique, ao passar por Brasília, em reunião com a bancada federal, afirmou q este tem sido um grande ano, especial por sua vitória arrebatadora na eleição municipal, reeleito c/ mais de 80% dos votos, e por ter recursos p/ grandiosas obras, q já começam em início de 2025, caso do 2º viaduto da cidade, na bola do Ibama.
AgN DAMORIDAS - E ao ser destacado em sua presença, o prefeito Arthur Henrique salientou q Ñ teve reunião ano passado, da bancada, e antes Ñ se teve como participar por conta de agenda, mas, ele salientou q este ano dos 11 parlamentares, oito somaram o Caixa municipal c/ emendas, BV q tem mais de 70% da população agradeceu, e o prefeito pôde levar muitas obras e afirma q 2025 já começa c/ novas grandes obras.
AgN DAMORIDAS - Na reunião desta terça, 3, no Congresso, a bancada roraimense se reuniu para tratar dos mais de 500 milhões de reais, de orçamento para o Estado, em 2025, a novidade aclamada pelos senadores e deputados federais foi a presença do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, q salientou o empenho em poder ter o maior apoio em recursos à Capital, daí, sua participação.
AgN JARAQUIS - E Bancada Feserwl se reúne hoje, 3, com Wilson Lima, no Senado, na Liderança do PSD do senador e coordenador da bancada amazonense, Omar Aziz. Pauta, as emendas para AM
AgN URÂNIO AMAZÔNICO - Quando o presidente Lula assinou com a China a venda de nossa reserva de urânio, os estados amazônicos- os dois maiores - AM e PA foram ouvidos?! Congresso Ñ teria q dar aval em questões de tal magnitude em se ter em solo outro país??!
AgN EUA - Quando o Sistema funciona para presidente com filho condenado pode, e Perdão Presidencial de Joe Biden ao filho Hunter, q deveria ter sido preso, com tal ato se livra da cadeia…Quando é canhoto tdo pode!
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
play
1200X200
radio agn play
Créfito/imagens:
PROJETO MUNICIPAL DE ALFABETIZAÇÃO PARA MAIS DE 16 MIL
Em 29 de novembro de 2024
1200X200
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Projeto de alfabetização inclusiva…A Prefeitura de Boa Vista em parceria com UNICEF, UFRR e Instituto Pirilampos estimulam aprendizado lúdico e acolhedor por meio de atividades pedagógicas supervisionadas

Dez escolas de Boa Vista foram contempladas com o projeto “Laços Educativos”, uma parceria da prefeitura com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto Pirilampos. Durante seis meses de ações, o projeto promoveu práticas pedagógicas de alfabetização e letramento para alunos em situação de vulnerabilidade.

Nesta quinta-feira, 28, professores e bolsistas apresentaram os resultados da prática educativa na Escola Municipal Newton Tavares. A secretária adjunta de Educação e Cultura, Meyre Jane Gomes, ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento da inclusão e aprendizado dentro das unidades de ensino.

“Favorecendo a aprendizagem dos alunos e promovendo o respeito pela diversidade, a ação proporciona um olhar individualizado para os alunos. Estamos muito felizes com os resultados alcançados, é nítido a evolução das crianças. Ver o impacto positivo no aprendizado delas nos enche de orgulho”, contou.

A ação registrou mais de 16 mil atendimentos a crianças e adolescentes, entre o 1º e o 5º ano. Sendo identificados 348 alunos com idades entre 12 e 17 anos apresentando distorção idade/série. Durante a execução, estes jovens receberam suporte específico por meio do projeto.

“Unimos forças para trabalhar de maneira mais intencional, com o objetivo de dar um apoio pedagógico ainda mais direcionado às crianças que estavam com dificuldades, principalmente na área da alfabetização e leitura. Além do desenvolvimento cognitivo, conseguimos reduzir os preconceitos no ambiente escolar e uma maior integração entre os alunos”, compartilhou a pedagoga da Escola Newton Tavares, Danielle Varjão.

PROJETO LAÇOS EDUCATIVOS

O projeto foi lançado em resposta ao aumento do fluxo de alunos migrantes desde 2017. Tem como objetivo promover a alfabetização e o letramento de crianças em situação de vulnerabilidade, criando um ambiente escolar inclusivo que valorize a diversidade cultural.

Entre os meses de maio e novembro de 2024, 30 estudantes da UFRR, dos cursos de Pedagogia, Letras e Artes, participaram de atividades pedagógicas supervisionadas. Cada grupo, composto por três bolsistas, atuou em uma escola, desenvolvendo atividades lúdicas e acolhedoras. O projeto também é base essencial para a construção de escolas bilíngues e inclusivas em Boa Vista.

“Reconhecer a presença de uma segunda língua no cotidiano escolar é valorizar essa riqueza no processo de aprendizado. É uma forma da comunidade escolar se aproximar dela de forma mais natural e fazer isso no Ensino Fundamental, enquanto crianças ainda estão passando pelo processo de alfabetização”, explica Nayana Goes, chefe em exercício do UNICEF em Roraima.

Rikaelle Magallanez, bolsista do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima, compartilhou como a experiência proporcionou enriquecimento acadêmico para sua conclusão de curso.

“Consegui observar as estratégias utilizadas pelos professores em sala de aula, me ajudando a entender como posso aplicá-las no futuro, além de proporcionar uma ótima experiência do que é ensinar de forma lúdica e inclusiva em sala de aula. O projeto foi uma grande oportunidade de aprendizado, espero contribuir com o que aprendi com meus futuros alunos”, contou.


f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe