Twitter

AgN Damoridas - Arthur Henrique, ao passar por Brasília, em reunião com a bancada federal, afirmou q este tem sido um grande ano, especial por sua vitória arrebatadora na eleição municipal, reeleito c/ mais de 80% dos votos, e por ter recursos p/ grandiosas obras, q já começam em início de 2025, caso do 2º viaduto da cidade, na bola do Ibama.
AgN DAMORIDAS - E ao ser destacado em sua presença, o prefeito Arthur Henrique salientou q Ñ teve reunião ano passado, da bancada, e antes Ñ se teve como participar por conta de agenda, mas, ele salientou q este ano dos 11 parlamentares, oito somaram o Caixa municipal c/ emendas, BV q tem mais de 70% da população agradeceu, e o prefeito pôde levar muitas obras e afirma q 2025 já começa c/ novas grandes obras.
AgN DAMORIDAS - Na reunião desta terça, 3, no Congresso, a bancada roraimense se reuniu para tratar dos mais de 500 milhões de reais, de orçamento para o Estado, em 2025, a novidade aclamada pelos senadores e deputados federais foi a presença do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, q salientou o empenho em poder ter o maior apoio em recursos à Capital, daí, sua participação.
AgN JARAQUIS - E Bancada Feserwl se reúne hoje, 3, com Wilson Lima, no Senado, na Liderança do PSD do senador e coordenador da bancada amazonense, Omar Aziz. Pauta, as emendas para AM
AgN URÂNIO AMAZÔNICO - Quando o presidente Lula assinou com a China a venda de nossa reserva de urânio, os estados amazônicos- os dois maiores - AM e PA foram ouvidos?! Congresso Ñ teria q dar aval em questões de tal magnitude em se ter em solo outro país??!
AgN EUA - Quando o Sistema funciona para presidente com filho condenado pode, e Perdão Presidencial de Joe Biden ao filho Hunter, q deveria ter sido preso, com tal ato se livra da cadeia…Quando é canhoto tdo pode!
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
play
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:: Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza/ Nonato Sousa
PRORROGAÇÃO DA PESCA COMERCIAL E AMADORA DO TUCUNARÉ NOS RIOS DE RR
Redação AgN
Em 8 de novembro de 2024
1200X200
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Uma discussão sobre pesca foi trazida pelo deputados, que em audiência pública debateram sobre PL que prorroga pesca comercial e amadora do tucunaré…Poder Executivo propõe proibição por mais dez anos em quatro rios de Roraima

 

Nesta quinta, 7, o Projeto de Lei (PL) nº 167/2024 foi discutido sobre se estender ou não por mais 10 anos a proibição da pesca comercial e amadora do tucunaré da Amazônia. O foco em Roraima centraliza nos rios Água Boa do Univini, Itapará, Xeruini e Jufari, permitindo apenas a pesca esportiva e de subsistência para comunidades ribeirinhas.

A discussão veio com a audiência pública, onde gnhou um plenário lotado.

O presidente da Casa, deputado Solddo Sampaio tem buscado ampliar esta discussão onde o parlamento tem sido o repercussor deste tema, ouvindo a todos.

Para tanto, uma comissão especial foi criada pelo presidente.

“Temos uma comissão especial dedicada a analisar esse projeto, na qual atuo como presidente, e o deputado Odilon assume a função de relator. A escolha do Odilon se deu pela experiência dele e pelo vínculo que ele tem com a região do Baixo Branco. Ele conhece de perto as comunidades e a realidade nas margens dos rios, então ninguém seria mais adequado para liderar essa discussão do que ele”, afirmou Sampaio.

O deputado Coronel Chagas, que faz parte da comissão, destacou a necessidade de equilíbrio entre a pesca esportiva e artesanal.

“A região precisa de fiscalização para garantir a segurança de todos. O governo pode ajudar, beneficiando tanto a pesca esportiva, que é um setor em crescimento, quanto os ribeirinhos e pescadores. Essa lei deve permitir que a pesca esportiva e o trabalho dos pescadores artesanais coexistam”, defendeu.

Numa colocaçao exagerada, a deputada Joilma Teodoro, aliada de primeira hora do Governo Denarium, e este projeto que os deputados discutem é de origem do Executivo, cobra mais fiscalização nos rios. Segundo ela, pescadores que vêm de Manaus tem invadido Roraima.

“Se deixarem, Manaus invade Roraima e esgota nossos recursos. A fiscalização é para proteger o que é nosso. Vamos nos reunir e, juntos, levar todos os deputados até a comunidade para entender as necessidades dos pescadores”, afirmou.

Para o deputado Jorge Everton é necessário considerar três pontos na análise do PL da pesca.

“Precisamos de fiscalização para que outros estados não esgotem nossas riquezas. Vamos aumentar o estoque pesqueiro e melhorar a renda dos ribeirinhos. Além disso, a pesca esportiva não é vilã, pois gera emprego e renda para a comunidade e, com apoio adequado, o turismo pode trazer ainda mais recursos do que a pesca artesanal”, observou.

O presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da ALE-RR, deputado Armando Neto elogiou a iniciativa do Legislativo em propor o debate.

“Esta audiência pública serve para unir ideias e propostas que melhorem nosso modelo de gestão, com leis que atendam a Roraima e ao Brasil. Vamos usar essa oportunidade para formular encaminhamentos que melhorem a vida da nossa população”, frisou.

Com alta participação popular, a audiência pública também contou com a presença dos deputados estaduais Rarison Barbosa (PMB), Catarina Guerra (União), Aurelina Medeiros (Progressistas), Claudio Cirurgião (União) e Idázio da Perfil (MDB), além do senador Chico Rodrigues (PSB) e dos deputados federais Albuquerque (Republicanos) e Helena Lima MDB).

 

Comissão Especial

Em virtude das discussões levantadas no evento, o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio riou uma Comissão Especial para análise e emissão de parecer sobre o Projeto de Lei nº 167/2024.

A comissão é composta pelos deputados Soldado Sampaio (presidente), Armando Neto (vice-presidente), Odilon (relator), Catarina Guerra, Coronel Chagas, Gabriel Picanço, Jorge Everton e Marcelo Cabral, que terão a tarefa de discutir o projeto em detalhes e apresentar um parecer formal ao Legislativo.

A audiência foi transmitida ao vivo pela Rádio ALE-RR (98,3 FM) e pela TV Assembleia (canal 53.2) e está disponível no canal do YouTube (@assembleiarr). Os registros fotográficos podem ser acessados no Flickr do Poder Legislativo.

 

Com Anderson Caldas

SupCom ALE-RR

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe