Ciente de todo o mal ao corpo que causa o cãncer, e quando em tratamento o quanto atige a imunidade da pessoa, surge o Projeto de Lei (PL) 016/2023 que busca minimizar os impactos desta doença, sempre avassaladora, especialmente na fase de medicação, daí criar campanhas que favoreçam a ‘doação de cabelos’.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) votou este PL, que tem autoria do presidente da Casa, vereador Caio André, e nesta quarta-feira (9) teve sua aprovação, e agora a matéria avança para nova Comissão, após discussão no plenário.
Em si, o PL dispõe sobre a criação de uma campanha municipal de incentivo à doação de cabelos para confecção de perucas.
A medida, destaca o presidente da CMM, beneficia pessoas carentes e em tratamento de câncer. Segundo ele, caso aprovado, o Projeto prevê que a campanha seja realizada no dia 27 de novembro, ‘Dia Nacional de Combate ao Câncer’.
“É de uma importância enorme, haja vista que muitas pessoas, principalmente mulheres acometidas de câncer perdem os seus cabelos e isso traz um transtorno psicológico enorme para essas pessoas. Nós buscamos, através desse projeto, desse programa, minimizar esse problema”, afirmou o autor do projeto, vereador Caio André.
ÀS MULHERES
A matéria estava sob análise da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) e teve o parecer aprovado, seguindo para a 6ª Comissão de Saúde.
Ainda direcionado para a saúde das mulheres, um projeto de autoria de Caio André, que institui a campanha Check-up Feminino para orientação e prevenção de doenças foi sancionado pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 29 de maio e se tornou a Lei Municipal 3.080 no dia 26 de junho deste ano.
…
SEMCOM CMM