Twitter

AOS CANDANGOS - DF... Sim, ação imediatista do GDF, e sai a contratação de 200 médicos temporários, sendo 156 enfermeiros e demais profissionais. O anúncio veio do próprio governador Ibaneis Rocha, em evento hoje, 22, em ação de combate à dengue, no Sol Nascente/Pôr do Sol.
AOS DAMORIDAS - RR...'Falastrão', 'falso', 'só lábia', 'promete, mas, nunca cumpre'...Eis alguns adjetivos q o próprio povo que trabala, ou q trabalhava, ou ainda q apoiava o prefeito André, do Cantá. Cansados de receber só enrolação do prefeito, muitos dizem q darão o troco em outubro, nas urnas.  Tem vereador q já está conversando c/ Roberta, "ela tem palavra", garante seu eleitorado.
AOS JARAQUIS - AM... A deputada Débora Menezes mantém sua 'pegada' republicana, e por meio de suas redes sociais já confirmou presença na manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, convocada pelo próprio ex-presidente, também em suas redes sociais, em evento que acontecerá na Av. Paulista, em São Paulo, neste domingo (25). Cel. Menezes, que postula concorrer à Prefeitura de Manaus, também estará ao lado da filha.

24 de fevereiro de 2024

1200X200 - Copia
IMG_6988
650x90
IMG_7172
SENADO - CAE DISCUTE PL SOBRE IR e OFFSHORES
REDACÃO AgN
Em 22 de novembro de 2023
IMG_3419

Compartilhe

A matéria estava na pauta desta terça (21), mas, acabou que ficou para esta quarta, 22, quando a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) tendo que adiar a votação do projeto de lei (PL) 4.173/2023, que muda as regras de cobrança do imposto de renda (IR) sobre os fundos de investimentos e a renda obtida no exterior por meio de offshores.

A reunião está marcada para as 10h.

O texto recebeu relatório favorável do senador Alessandro Vieira (-SE).

A matéria prevê a tributação ou a elevação de alíquotas incidentes sobre fundos exclusivos (fundos de investimento com um único cotista) e aplicações em offshores (empresas no exterior que investem no mercado financeiro).

Os deputados incorporaram ao projeto com mudanças a medida provisória (MP) 1.184/2023, que trata da tributação dos fundos exclusivos. A alíquota de 10% proposta pelo governo para quem antecipar a atualização do valor dos rendimentos acumulados até 2023 foi reduzida para 8%.

Já a alíquota linear de 15% sobre os rendimentos aprovada pela Câmara dos Deputados se contrapõe à alíquota progressiva de 0% a 22,5% proposta inicialmente pelo Poder Executivo.

Parlamentares criticaram “a sanha arrecadatória” do projeto de lei.

Fundo ou não

“Tenho muito receio de haver uma fuga de investidores no Brasil com a tamanha sanha arrecadatória que o governo propõe. Os fundos não estão sendo tratados com a mesma isonomia. Estão sendo taxados a cada seis meses, a não ser que sejam enquadrados como fundos de investimento. A França, no passado, usou essa mesma prática, e a maioria dos investidores migrou para a Suíça”, disse o senador Angelo Coronel (-BA).

Para os governistas, o texto faz justiça tributária.

“Não existe justiça tributária se não houver um sistema progressivo de cobrança de impostos: quem ganha mais, paga mais imposto. Ampliar o gasto público é uma necessidade da maioria do povo brasileiro para comer e ter transporte de qualidade, infraestrutura e saúde. Precisamos ter mais arrecadação. Esse dinheiro precisa vir de algum lugar — e não pode ser cortando, não mais a carne, mas o osso dos mais pobres” — afirmou o senador Rogério Carvalho (-SE).

O relator cobrou coerência de parlamentares que defendem a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas são contrários a imposições da própria entidade — como a taxação prevista no PL 4.173/2023.

— “A alíquota proposta pelo projeto é inferior à metade da alíquota cobrada nos países da OCDE. O Brasil precisa de um espelho para poder entender o que quer. Todo mundo quer ser OCDE, mas, quando a gente coloca as obrigações aplicadas aos países da OCDE, o pessoal diz: “Não quero. Quero manter o meu privilégio, o privilégio do meu amigo, do meu parceiro, do meu grupo” — criticou Alessandro Vieira.

Fonte: Agência Senado

Play Video
Play Video
300x250 (1)