O Boi Blimundo – Companhia Arteatro apresenta espetáculo infantil em escolas
A Companhia Arteatro apresenta o espetáculo infantil ‘O Boi Blimundo’ para alunos de escolas públicas de Boa Vista. A primeira atividade será nesta quinta-feira (17), às 10h30 na Escola Municipal Professora Carmem Eugênia Macaggi, localizada na avenida Nossa Senhora de Nazaré, 475, bairro Asa Branca.
Na próxima terça-feira (22), a peça será apresentada na Escola Estadual Albino Tavares, no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, a área rural de Boa Vista. E na quinta-feira (24), é a vez dos alunos do Colégio Estadual Militarizado Irmã Teresa Parodi, na Avenida Jardim, bairro Cidade Satélite assistirem ao espetáculo.
O Boi Blimundo é inspirado em um conto da tradição popular de Cabo Verde, que passa de geração em geração por meio da oralidade. A peça conta com patrocínio da Funarte (Fundação Nacional de Artes), por meio do Programa de Apoio a Ações Continuadas em Espaços Artísticos.
A história do boi forte e apaixonado pela liberdade, mas que vive em um reino dominado por um tirano, realiza uma adaptação das manifestações afro-brasileiras do bumba meu boi, levando o público à reflexão sobre temas contemporâneos. A apresentação é livre para todos os públicos.
Cia Arteatro – Em dezembro de 2024, a Cia Arteatro completa 31 anos de atuação, sendo consolidada como uma das mais tradicionais companhias de teatro de Roraima. Já realizou vários espetáculos como Última Estação, Navalha na Carne, O Santo Inquérito, Faustino, A Revolta dos Brinquedos, entre outros.
Mais recentemente, com o espetáculo Gotas de Saberes, a companhia levou quatro indicações, sendo premiada em duas, no XVI Festival de Teatro da Amazônia, em 2022. A apresentação do grupo levou o prêmio principal de Melhor Espetáculo da Mostra Competitiva Jurupari, de peças inéditas. Anderson Nascimento também recebeu o prêmio de Melhor Ator. A Cia ainda foi indicada nas categorias Melhor Maquiagem e Melhor Dramaturgia.
Sinopse
A peça conta a história de um boi preto que vive preso no trapiche de um rei. E, com a ajuda da vaca preta, começa uma aventura rumo ao quilombo em busca de liberdade e justiça.
Classificação: livre | Duração: 40 minutos | Gênero: infantil
FICHA TÉCNICA:
Direção Geral: Kleber Lourenço
Assistente de Direção: Márcio Sergino
Dramaturgia: Aldenor Pimentel e Elder Torres
Direção de Arte: Paulo Trindade
Assistência de Direção de Arte: Pam Duarte
Produção Executiva: Silmara Costa
Assistência de Produção: Izabel Grande
Iluminação: Baronso Lucena
Elenco: Aravis, Anderson Nascimento, Anne Louise, Luiza Danielle
Pesquisa sonora e músicas: Anne Louise, Anderson Nascimento, Aravis, Mestre Cazuza, Arara.
Percussão e efeitos sonoros: Adriel Christian
Preparação Vocal: Babaya Morais
Oficina de percussão e tambores africanos: André Piruka
Assessoria de Imprensa: Gersika Nascimento
Comunicação Digital: Arraiabr
Desing Gráfico: Julhy Van Den Berg
Costureira: Maria das Graças Paula Gomes
—
POR
Gersika Nascimento