Twitter

AgN Damoridas - Arthur Henrique, ao passar por Brasília, em reunião com a bancada federal, afirmou q este tem sido um grande ano, especial por sua vitória arrebatadora na eleição municipal, reeleito c/ mais de 80% dos votos, e por ter recursos p/ grandiosas obras, q já começam em início de 2025, caso do 2º viaduto da cidade, na bola do Ibama.
AgN DAMORIDAS - E ao ser destacado em sua presença, o prefeito Arthur Henrique salientou q Ñ teve reunião ano passado, da bancada, e antes Ñ se teve como participar por conta de agenda, mas, ele salientou q este ano dos 11 parlamentares, oito somaram o Caixa municipal c/ emendas, BV q tem mais de 70% da população agradeceu, e o prefeito pôde levar muitas obras e afirma q 2025 já começa c/ novas grandes obras.
AgN DAMORIDAS - Na reunião desta terça, 3, no Congresso, a bancada roraimense se reuniu para tratar dos mais de 500 milhões de reais, de orçamento para o Estado, em 2025, a novidade aclamada pelos senadores e deputados federais foi a presença do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, q salientou o empenho em poder ter o maior apoio em recursos à Capital, daí, sua participação.
AgN JARAQUIS - E Bancada Feserwl se reúne hoje, 3, com Wilson Lima, no Senado, na Liderança do PSD do senador e coordenador da bancada amazonense, Omar Aziz. Pauta, as emendas para AM
AgN URÂNIO AMAZÔNICO - Quando o presidente Lula assinou com a China a venda de nossa reserva de urânio, os estados amazônicos- os dois maiores - AM e PA foram ouvidos?! Congresso Ñ teria q dar aval em questões de tal magnitude em se ter em solo outro país??!
AgN EUA - Quando o Sistema funciona para presidente com filho condenado pode, e Perdão Presidencial de Joe Biden ao filho Hunter, q deveria ter sido preso, com tal ato se livra da cadeia…Quando é canhoto tdo pode!
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
play
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:
AM COM FORÇA NACIONAL DO SUS
Em 23 de setembro de 2024
1200X200
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

SUS realiza ações de prevenção em saúde. 1,5 mil comunidades estão isoladas devido à seca extrema e queimadas

Nos dias 19 e 20, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) realizou ações preventivas no Amazonas, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados necessários durante o período de estiagem severa, queimadas e baixa qualidade do ar.

Foram discutidas ações voltadas especialmente para os territórios indígenas do estado, além da avaliação da capacidade de assistência à população local. Também foi realizada visita técnica à Casa de Saúde Indígena (Casai), em Manaus.

Força Nacional do SUS realiza ações de prevenção em saúde no Amazonas

A Secretária Estadual de Saúde do Amazonas, Nayara Moraes, entregou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando apoio para enfrentar a estiagem, destacando a necessidade de reforço logístico para as áreas afetadas.

No estado, 1,5 mil comunidades estão isoladas por causa da seca e das queimadas.

Amazonas nº 2.png
Foto: Abel Rabelo/MS

Identificamos a necessidade de apoio logístico para a entrega de água e alimentos, além de assistência à saúde. O mapeamento das áreas mais afetadas será apresentado em breve”, afirmou Juliana Lima, enfermeira e coordenadora da ação da Força Nacional do SUS.

O Ministério da Saúde intensificou as medidas de apoio aos estados e municípios afetados pela crise climática, que tem gerado necessidades graves de auxílio humanitário, como a distribuição de água e alimentos.

Além do Amazonas, na última semana o Acre também recebeu equipes da Força Nacional do SUS. Lá, foram realizadas visitas técnicas, assistência em comunidades ribeirinhas, avaliação de dados epidemiológicos e pactuação de ações com os governos estaduais e municipais.

Amazonas nº 1.png
Foto: Abel Rabelo/MS

Próximas ações

Na próxima semana, as equipes da Força Nacional do SUS estarão em Rondônia para mapear a situação no estado.

O Ministério da Saúde tem prestado apoio a estados e municípios afetados pelas queimadas e pela seca extrema. O principal objetivo é monitorar a capacidade de assistência e elaborar planos de resposta em caso de emergência de saúde pública.

Nesta semana, o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, voltou a afirmar que mitigar os efeitos das queimadas é “prioridade”.

Cerca de 10% dos municípios amazonenses estão isolados, como Benjamin Constant, onde não é mais possível a remoção de pacientes por via fluvial — a única forma de acesso à cidade.

A ministra da Saúde determinou a mobilização da Força Nacional do SUS. Viemos entender melhor as questões e conhecer a rede de assistência do Amazonas”, comentou Massuda.

 

 

 

 

Agência Gov | Via Ministério da Saúde

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe