Twitter

AOS DAMORIDAS/RR... Prefeitura de Boa Vista entrega hoje, 21, novos ônibus para atender a população e o prefeito faz lançamento do aplicativo Bus2. A solenidade será às 8h, no Parque do Rio Branco.
Aos DAMORIDAS - A balbúrdia que se faz neste Governo Denarium, onde se tem visto farra com dinheiro público, e o silêncio da justiça, é mais uma vez vivida quando da tal Festa de Arraial do Parque Anauá é suspensa, justamente por suspeitas de ilegalidade na contratação de empresa ao evento; algo q tem sido normal dos atos de Antonio, o governador cassado!
AgN - DA GERAL… Direto do Congresso, o que se pôde ver é que a pressão contra Governo Lula tem sido cada vez maior pq o próprio Governo abre brechas para ser atacado, e exposto como vilão, pelas dúvidas que lhe são apontadas. É o caso do leilão do arroz e a desistência de Pimenta em enfrentar os deputados, só ajuda a piorar imagem do Governo. Lula não tem gostado disto!
AOS JARAQUIS - AM... Procon-AM autua supermercado por venda de peixe com peso diferente entre balanças e com preço do produto elevado. A intervenção ocorreu após denúncias de que o estabelecimento estaria comercializando peixes com preços divergentes dos indicados nas etiquetas...Leia mais no site abaixo
AOS DAMORIDAS - RR... O POD PREFS BV desta terça-feira, 11, vai trazer novidades sobre a Maior Feira da Agricultura de Roraima, a Agro BV, edição 2024.  O programa vai ao ar a partir das 19h, no canal da Prefeitura de Boa Vista no YouTube e nas principais plataformas digitais.
Aos DAMORIDAS - RR… O que saiu no site O Antagonista, reverberando uma citação do presidente Lula para o ‘senador sem mandato’, Romero Jucá é justamente a realidade que o povo roraimense vive há tempos, onde tem confiado em Jucá, que continua ajudando o Estado, especialmente Boa Vista, com recursos, e Lula disse q ele é esperto pq tem prestígio como se tivesse mandato.

21 de junho de 2024

1200X200 2
play
play
IMG_9280
Créfito/imagens:
COM AJUDA DA PREFEITURA COMEÇA PLANTIO DE MILHO
Redação AgN
Em 20 de maio de 2024
play

Compartilhe

Produtores de comunidades indígenas e da zona rural iniciam plantio de milho, onde deve ser plantado mais de 400 hectares de milho

Sim, investir na sustentabilidade ambiental, social e econômica do município é o que a Prefeitura de Boa Vista tem feito, quando o prefeito Arthur Henrique mantém uma política determinada para incentivar a fotalecer a agricultura familiar.

Agora, produtores rurais iniciam o plantio de culturas. Indo além de apoiar, a Prefeitura também dá incentivo nas demais etapas do processo de produção, como colheita, controle de pragas, preparação do solo, aquisição de sementes e insumos.

Após o início das chuvas e surgimento das “janelas de sol”, técnicos da prefeitura percorrem propriedades localizadas no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, Bom Intento, Novo Passarão e comunidades indígenas para iniciar o plantio da cultura do milho.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, a prefeitura vem com novidade.

Neste ano, nós temos novidade que é a colheita mecanizada, pois vamos fornecer as colheitadeiras para facilitar e agilizar todo o processo de produção para esses agricultores. Ainda, estamos entrando com máquinas para fazer o preparo de solo, plantio, adubação de cobertura e assistência técnica. Temos técnicos acompanhando todo o processo do plantio, condução da lavoura e colheita”, disse.

Incentivo ao pequeno produtor

Com expectativa de plantar mais de 400 hectares de milho na zona rural do município e comunidades indígenas, técnicos da secretaria e produtores esperam colher 100 sacos de grãos por hectare plantado.

Morador da região Truaru, o produtor rural Francisco Gomes, 58 anos, conta que com a disponibilização do maquinário para plantio, ele conseguiu aumentar a escala de produção na propriedade.

Antes do apoio da prefeitura, eu passava três dias para plantar o milho porque eu precisava fazer cova por cova para colocar a semente, sem contar que plantava em uma quantidade bem menor. Hoje, a minha plantação é feita em poucas horas e ainda aumentei a produção aqui nas minhas terras. Antigamente era tudo difícil e demorado e agora melhorou muito com esse incentivo da prefeitura para a gente. Essa máquina faz o trabalho de quatro pessoas em poucas horas”, contou.

Trabalho no campo

Com a colheita de milho verde prevista para o mês de julho e a safra do grão seco para outubro, os produtores contarão com técnicos para acompanhar o desenvolvimento da cultura.

Produtora rural há 20 anos e moradora da região Murupu, Francisca Rodrigues destaca que o incentivo, disponibilizado através do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), mudou a realidade da propriedade.

“Se hoje a prefeitura não tivesse mais condições de ajudar com esse trabalho, eu ficaria sem plantar o milho, com a minha terra parada. Antes, eu não tinha apoio de ninguém e não tenho uma renda boa para manter essa produção do tamanho que está agora. Com esse apoio da prefeitura aqui na região, tudo está dando certo e a nossa produção vai para frente”, relatou.

 

SEMCOM PMBV

Por Jaqueline Pontes

Play Video
Play Video
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe
80dfd71a-df5d-4330-b299-81b3ece6a074
42039c51-3428-4ea3-854f-c6cc6b94ca44
IMG_9283