O prefeito de Manaus, David Almeida visitou, nesta quinta-feira (12), as instalações da Elgin, um dos maiores fabricantes instalados no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM). Entre as pautas da reunião, as articulações políticas nas quais o prefeito atua para garantir a política de incentivos fiscais da ZFM na regulamentação da reforma tributária.
“Eu estive hoje conversando com o senador Eduardo Braga, mostrando para ele a importância do polo industrial, e ele, que é o relator da Reforma (Tributária), me assegurou que todas as vantagens comparativas serão mantidas no texto que será aprovado pelo Senado Federal”, afirmou o prefeito, candidato à releição pela Coligação “Avante, Manaus” (Avante, PSD, MDB, DC e Agir) à diretoria da Elgin.
Entre amigos
A Elgin fabrica na capital amazonense, entre outros produtos, equipamentos de informática, componentes eletrônicos e condicionadores de ar.
A empresa mantém 1,5 mil funcionários e entre eles, amigos de longa data de David Almeida. Como o auxiliar de estoque Jean Nascimento e a montadora Joelma Brandão. “O David sempre foi essa pessoa humilde e amiga”, destacou Joelma.
David Almeida recordou que quando assumiu a Prefeitura, em 2021, o polo industrial sofria com as vias em péssimo estado. Era comum o tombamento de carretas com mercadorias produzidas nas fábricas.
“Existia uma briga sobre de quem era a competência em asfaltar as ruas do Distrito. Eu não quis saber disso. Acrescentei mais R$ 30 milhões da Prefeitura ao convênio que existia com o governo federal e recapeamos todas as ruas do Distrito 1”.
Futuro em jogo
Na avaliação de David Almeida, o empenho do senador Eduardo Braga como relator da Reforma Tributária dá a tranquilidade de que os investimentos e os empregos na Zona Franca de Manaus serão mantidos.
Em jogo, um modelo econômico industrial que só nos primeiros cinco meses deste ano faturou R$ 81,1 bilhões, resultado 10,7% maior que no mesmo período de 2023.
O polo industrial de Manaus concentra aproximadamente 500 fábricas, distribuídas em polos como o de duas rodas, televisores, informática e de eletroeletrônicos, este último o maior da América Latina. São cerca de 120 mil empregos diretos nas linhas de produção, universo que salta para 500 mil incluindo os indiretos.
Assessoria de Imprensa
Coligação Avante, Manaus
———