Twitter

AgN Damoridas - Arthur Henrique, ao passar por Brasília, em reunião com a bancada federal, afirmou q este tem sido um grande ano, especial por sua vitória arrebatadora na eleição municipal, reeleito c/ mais de 80% dos votos, e por ter recursos p/ grandiosas obras, q já começam em início de 2025, caso do 2º viaduto da cidade, na bola do Ibama.
AgN DAMORIDAS - E ao ser destacado em sua presença, o prefeito Arthur Henrique salientou q Ñ teve reunião ano passado, da bancada, e antes Ñ se teve como participar por conta de agenda, mas, ele salientou q este ano dos 11 parlamentares, oito somaram o Caixa municipal c/ emendas, BV q tem mais de 70% da população agradeceu, e o prefeito pôde levar muitas obras e afirma q 2025 já começa c/ novas grandes obras.
AgN DAMORIDAS - Na reunião desta terça, 3, no Congresso, a bancada roraimense se reuniu para tratar dos mais de 500 milhões de reais, de orçamento para o Estado, em 2025, a novidade aclamada pelos senadores e deputados federais foi a presença do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, q salientou o empenho em poder ter o maior apoio em recursos à Capital, daí, sua participação.
AgN JARAQUIS - E Bancada Feserwl se reúne hoje, 3, com Wilson Lima, no Senado, na Liderança do PSD do senador e coordenador da bancada amazonense, Omar Aziz. Pauta, as emendas para AM
AgN URÂNIO AMAZÔNICO - Quando o presidente Lula assinou com a China a venda de nossa reserva de urânio, os estados amazônicos- os dois maiores - AM e PA foram ouvidos?! Congresso Ñ teria q dar aval em questões de tal magnitude em se ter em solo outro país??!
AgN EUA - Quando o Sistema funciona para presidente com filho condenado pode, e Perdão Presidencial de Joe Biden ao filho Hunter, q deveria ter sido preso, com tal ato se livra da cadeia…Quando é canhoto tdo pode!
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
play
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:
GOVERNOS MUNICIPAL E ESTADUAL REFORÇANDO SEGURANÇA CONTRA VANDALISMO
Em 18 de setembro de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Iphan recomenda que Governo do Estado e Prefeitura de Manaus reforcem a segurança para estancar vandalismo nos prédios anexos ao Palácio Rio Branco

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recomendou ao Governo do Estado, de forma emergencial, a vedação dos prédios anexos ao Palácio Rio Branco, o reforço do policiamento ao redor deles e a instalação de segurança armada para estancar a depredação dos edifícios, que vem ocorrendo desde o início de agosto desse ano, segundo relatos que chegaram à autarquia.

O aconselhamento foi feito ontem pela manhã, 16, em reunião com representantes da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SEC), da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), da Polícia Militar, do Instituto de Planejamento Urbano (Implurb) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

O Palácio Rio Branco localiza-se na avenida Sete de Setembro, no entorno da Praça Dom Pedro II, e pertence à área tombada do Centro Histórico de Manaus. Por esse motivo, passa, assim como os demais prédios com valor cultural, por fiscalização de rotina.

Na semana passada, na averiguação de rotina foi constatado que os anexos ao palácio foram alvo de vândalos e nossa maior preocupação é parar essa ação e resguardar tanto o prédio quanto o material que está dentro dele, como móveis, obras de arte, candelabros, lustres, etc.”, disse a superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro.

Logo após a inspeção, a SEC junto com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) iniciaram a obra de vedação dos prédios, de acordo com o secretário executivo da Cultura, Candido Jeremias. Ele também disse que já solicitou apoio da PM.

Segundo o subsecretário da SEC, o Palácio Rio Branco pertence à Assembleia Legislativa do Estado mas está cedido formalmente à SEC que, por sua vez, cedeu ao Concultura. A Secretaria busca reverter a cessão de uso do prédio junto ao Concultura.

O vice-presidente do Concultura, professor Carlos Guedelha, disse que o prédio não acomodava mais a estrutura do conselho mas que a insegurança dos seus integrantes foi fator decisivo para que os membros deixassem o palácio.

O coordenador técnico do Iphan, Rafael Azevedo, disse que o próximo e mais importante passo é definir um novo uso para o prédio.


POR Mariane Cruz
Jornalista
f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe