Professores do Amazonas são certificados por Harvard e metodologia é aplicada pelo MEC em todo o país
Em 2025, Projeto Caroço de aprendizagem socioemocional vai se estender para toda a rede de Iranduba, depois de beneficiar mais de 2.400 alunos e suas famílias por meio do trabalho de 130 professores de 14 escolas urbanas, rurais, ribeirinhas e indígenas do município
Identificar, nomear e lidar com a raiva, a tristeza, a frustração, o medo e o luto podem ser movimentos difíceis para a maioria das pessoas, o que dirá para crianças e adolescentes e, ainda, inseridas na realidade desafiadora de viver e crescer na Amazônia profunda. Com o objetivo de responder às necessidades específicas das crianças e jovens dessa região – identificando suas habilidades sociais e emocionais prioritárias – pesquisadoras do EASEL Lab, da Faculdade de Educação de Harvard, desenvolvem desde 2022 o Projeto Caroço com mais de 2.400 alunos de escolas municipais de Iranduba (AM). A base do trabalho é a metodologia SEL Kernels, traduzida como “Grão, uma Semente de Aprendizado Socioemocional” .
Neste mês de dezembro, os participantes celebram o fim do ciclo com resultados promissores reportados pelos 130 professores de 14 escolas urbanas, rurais, ribeirinhas e indígenas da cidade, que foram certificados pela equipe do EASEL Lab.
“Se a criança não estiver bem com ela, não estará bem na escola. Com o Caroço, muitas delas conseguiram se expressar, falar de suas emoções, como uma que perdeu o pai e a mãe na pandemia e não interagia; e outra que chegou a demonstrar vontade de morrer. A metodologia é simples de ser aplicada pelos professores e tem baixo custo”, conta Silvia Alves, coordenadora do Setor Psicossocial da Secretaria Municipal de Educação de Iranduba.
Segundo ela, o projeto junto à Harvard – que é destinado às crianças – deu tão certo que as escolas resolveram trabalhar as estratégias de autoconhecimento e de inteligência emocional com os alunos do Ensino Fundamental, e estenderam aos pais das crianças e dos jovens, fortalecendo-os com conteúdos para que possam apoiar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos filhos em casa. E, como muitas escolas das 57 que formam a rede municipal solicitaram a formação, o Caroço também será estendido para elas em 2025.
MEC leva metodologia para professores de todo o país
Tendo como base os bons resultados alcançados em Iranduba e em outras duas cidades brasileiras (Paraty e Rio de Janeiro), a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) acaba de lançar o curso, gratuito e com certificado, “Estratégias emocionais para as infâncias”.
O primeiro módulo, com duração de 2h, já está disponível tanto na plataforma AVAMEC como no portal da Fundação Itáu, também parceira da iniciativa.
O objetivo é sensibilizar educadores e gestores em nível nacional para a importância da aprendizagem socioemocional e gerar adesão para as 20h/aula do curso de aprofundamento dos conteúdos, que começa em fevereiro de 2025, também online, gratuito e com emissão de certificado pelo MEC.
Pesquisas mundiais confirmam os benefícios da aprendizagem socioemocional na escola para crianças e adolescentes, que têm melhoras significativas em suas habilidades, atitudes, relacionamentos com colegas e desempenho acadêmico, impactando positivamente o clima e a segurança escolar.
Para Ana Luiza Colagrossi, coordenadora da equipe de implementação dos SEL Kernels no Brasil e coautora do curso para o MEC, além dos professores e gestores de escolas, as aulas têm como alvo as equipes de apoio psicossocial dos serviços públicos de saúde e das secretarias de promoção social, “que precisam bastante de estratégias de autoconhecimento e de inteligência emocional para o seu dia a dia, por exemplo, nas visitas domiciliares dos agentes de saúde” explica Ana Luiza, que é doutora em Ciências com ênfase em desenvolvimento infantil e aprendizagem socioemocional.
A METODOLOGIA SEL Kernels
Os SEL Kernels são atividades e rotinas simples, projetadas para promover o desenvolvimento social e emocional de crianças no ambiente escolar, a partir da prática diária do professor. A abordagem acessível permite que o método seja adaptado a diferentes contextos educacionais em países ao redor do mundo. Em 2024, além do Brasil (Paraty, Rio de Janeiro e Amazonas), eles foram implementados na Austrália, Canadá, Chile, Estônia, Líbano, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Uganda, Ucrânia e Estados Unidos.
Em Iranduba, a escolha do nome do projeto – Caroço – foi feita junto aos educadores participantes e simboliza a semente que é plantada, germina e cresce, além de ser uma palavra que conversa com a cultura local.
Ana Luiza Colagrossi explica que a metodologia nomeia cinco dimensões socioemocionais como “cinco poderes”, para mostrar às crianças que elas já têm essas habilidades dentro de si, e que é só desenvolver, praticar: Poder da Atitude, Poder do Cérebro, Poder da Cidadania, Poder da Amizade, Poder do Sentimento. Esses poderes englobam 31 “caroços” que são as estratégias de intervenção que os professores têm à disposição para usar várias vezes ao longo do dia, mesclando às atividades didáticas de rotina.
SERVIÇO
Curso “Estratégias socioemocionais para as infâncias”
Primeiro módulo disponível em: avamec.mec.gov.br ou fundacaoitau.org.br
Gratuito e com emissão de certificado
Conteúdo programático:
– Introdução ao desenvolvimento infantil;
– Introdução aos conceitos de Apoio Psicossocial (AP) e Aprendizagem Socioemocional (ASE);
– Introdução ao bem-estar do adulto/educador;
– Apresentação dos SEL Kernels/Caroços Socioemocionais (nome dos Kernels em Iranduba-AM)
Do EASEL Lab
O EASEL Lab – Ecological Approaches to Social Emotional Learning (Laboratório de Abordagens Ecológicas para Aprendizagem Socioemocional) da Faculdade de Educação de Harvard estuda os efeitos de intervenções socioemocionais de alta qualidade no desenvolvimento e desempenho de crianças, jovens, professores, pais e comunidades. A abordagem do laboratório situa os indivíduos nos contextos cotidianos em que vivem, aprendem, trabalham e se divertem. Isto significa estudar as crianças e os jovens nos seus contextos cotidianos: explorando as interações com os pares, a qualidade das relações com os adultos, o impacto de influências mais amplas, como a cultura, o clima e o panorama político nas experiências e no desenvolvimento das crianças; e o impacto das características individuais (por exemplo, o temperamento) e fatores ambientais (fatores de risco, como exposição à pobreza, trauma ou violência; e fatores de proteção, como relacionamentos de alta qualidade com um cuidador) nas trajetórias de desenvolvimento (easel.gse.harvard.edu/).
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POR Assessoria Ana Luiza Colagrossi e EASEL Lab