Eu leio, compartilho e apoio o jornalismo Independente e analítico do AgênciaNorte.
Escolha um valor
Seja parceiro deste trabalho!
AgN da Floresta ao Cerrado
Geral
Geral
MAIS UM PAÍS DE 'ESQUERDA' QUE QUEBRA, CAI PRIMEIRO-MINISTRO
Por Redação AgN
07/01/2025 - 07:17
Primeiro-ministro do Canadá renuncia
(Foto: Bloomberg)
“Deu para mim, folks”. Foram com essas palavras — ok, não exatamente essas — que o progressista Justin Trudeau anunciou a sua renúncia ao cargo, após 10 anos na cadeira.
Em 2019 e 2021, o Partido Liberal perdeu cadeiras no Parlamento e Justin teve que governar sem maioria na Casa. Mas ele perdeu o controle de vez quando a sua ministra das Finanças renunciou, acusando-o de “truques políticos”.
O primeiro-ministro até apontou essas brigas em seu discurso:
"Os canadenses merecem um candidato 'real' nas próximas eleições. Ficou óbvio para mim que, pelas batalhas internas no partido, eu não serei a melhor opção nesta eleição.”
O Canadá é a 9ª maior economia do mundo, mas tem passado por uma crise de alta no custo de vida, enquanto o governo tem recebido fortes críticas pelo incentivo à imigração.
Mas a gota d’água vem do outro lado da fronteira… A alguns dias de assumir a Casa Branca, Trump — ideologicamente oposto a Trudeau — já anunciou que vai taxar todos os produtos do Canadá em 25% no primeiro dia de mandato.