Twitter

AOS DAMORIDAS/RR... Prefeitura de Boa Vista entrega hoje, 21, novos ônibus para atender a população e o prefeito faz lançamento do aplicativo Bus2. A solenidade será às 8h, no Parque do Rio Branco.
Aos DAMORIDAS - A balbúrdia que se faz neste Governo Denarium, onde se tem visto farra com dinheiro público, e o silêncio da justiça, é mais uma vez vivida quando da tal Festa de Arraial do Parque Anauá é suspensa, justamente por suspeitas de ilegalidade na contratação de empresa ao evento; algo q tem sido normal dos atos de Antonio, o governador cassado!
AgN - DA GERAL… Direto do Congresso, o que se pôde ver é que a pressão contra Governo Lula tem sido cada vez maior pq o próprio Governo abre brechas para ser atacado, e exposto como vilão, pelas dúvidas que lhe são apontadas. É o caso do leilão do arroz e a desistência de Pimenta em enfrentar os deputados, só ajuda a piorar imagem do Governo. Lula não tem gostado disto!
AOS JARAQUIS - AM... Procon-AM autua supermercado por venda de peixe com peso diferente entre balanças e com preço do produto elevado. A intervenção ocorreu após denúncias de que o estabelecimento estaria comercializando peixes com preços divergentes dos indicados nas etiquetas...Leia mais no site abaixo
AOS DAMORIDAS - RR... O POD PREFS BV desta terça-feira, 11, vai trazer novidades sobre a Maior Feira da Agricultura de Roraima, a Agro BV, edição 2024.  O programa vai ao ar a partir das 19h, no canal da Prefeitura de Boa Vista no YouTube e nas principais plataformas digitais.
Aos DAMORIDAS - RR… O que saiu no site O Antagonista, reverberando uma citação do presidente Lula para o ‘senador sem mandato’, Romero Jucá é justamente a realidade que o povo roraimense vive há tempos, onde tem confiado em Jucá, que continua ajudando o Estado, especialmente Boa Vista, com recursos, e Lula disse q ele é esperto pq tem prestígio como se tivesse mandato.

21 de junho de 2024

1200X200 2
play
play
IMG_9280
Créfito/imagens:: FOTOS: Alex Pazuello/Secom e Diego Peres/Secom
PARINTINS - BUMBÁS NO COMPROMISSO COM A RECICLAGEM
Redação AgN
Em 20 de maio de 2024
play

Compartilhe

Sim, os Bois Caprichoso e Garantido participam do projeto ‘Recicla, Galera’, durante Festival de Parintins

Os presidentes  Rossy Amoedo e Fred Góes, boi Caprichoso e Garantido, respectivamente, juntos numa ação ambiental, quando assinaram um Memorando de Entendimento, tendo anuência do Governo do Amazonas, onde fica comprometido garantir a destinação adequada de resíduos recicláveis no Festival de Parintins 2024.

Trata-se da iniciativa que visa impedir que os resíduos sejam destinados a aterros e lixões ilegais, enviando-os para reciclagem, por meio do projeto “Recicla, Galera”.

O projeto é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Coca-Cola Brasil. Nas duas últimas edições, a ação já destinou mais de 7,8 toneladas de materiais para reciclagem, fortalecendo a geração de renda para os catadores. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a sustentabilidade do Festival também para 2024.

É muito simbólico fazermos isso no Dia Mundial da Reciclagem, firmando compromisso com os bois Caprichoso e Garantido, nesta que é a maior iniciativa ambiental já realizada no Festival de Parintins. O Recicla vai, mais um ano, atuar na gestão de resíduos da festa, com a ideia principal de fazer um Festival de Parintins cada vez mais sustentável”, destacou.

Além da destinação correta do isopor, no Memorando de Entendimento, os bumbás se comprometeram a incentivar a participação das Galeras, itens 19, na disputa de reciclagem que acontece dentro do Bumbódromo, nos três dias do Festival.

O boi da galera que mais destinar seus recicláveis ao Ecoponto da sua torcida, ao final das apresentações, ganhará o prêmio de R$ 20 mil em investimentos ambientais e o título de Campeão Sustentável do Festival 2024.

“O Recicla é muito importante porque ajuda economicamente uma categoria, sem contar a questão de proteger a natureza, com esse material não sendo descartado de uma forma errada. O projeto possibilita que a logística reversa funcione. A gente levanta a bandeira da preservação então nada melhor que os próprios bois contribuírem”, destacou o presidente do boi Caprichoso, Rossy Amoedo.

É da maior importância participarmos do Recicla, porque é o que nos leva a diminuir a quantidade de lixo na cidade. É importante a gente mobilizar as duas galeras nessa disputa, como um incentivo e também que a gente tenha consciência da função dos bois, que tem esse lado social e ambiental, com compromisso com a cidade de Parintins”, pontuou o presidente do boi Garantido, Fred Góes.

Parceria com os catadores

Na oportunidade, o Governo do Amazonas também firmou um Memorando de Entendimento com a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), que atuará no apoio à coleta e destinação correta dos resíduos, por meio do “Recicla, Galera”.

Todo o material reciclável será destinado à Associação, que ficará responsável pela venda dos resíduos.

Toda a renda gerada fica para os catadores.

Em 2022 e 2023, o projeto já investiu R$ 187 mil em equipamentos e materiais para estruturar os trabalhos da Ascalpin. Para a presidente da Ascalpin, Marcivone Seixas, o “Recicla, Galera” tem sido determinante para consolidar os trabalhos da associação durante e após o Festival.

“O Recicla mudou bastante a vida da Associação, porque há dois anos nós só trabalhávamos com o que conseguimos coletar no bumbódromo e, com o projeto, nossa renda foi ampliada. A gente espera que a cada isso melhore, incentivando e reconhecendo o trabalho dos catadores”, ressaltou.

 

FONTE /Secom GOV DO AM

Play Video
Play Video
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe
80dfd71a-df5d-4330-b299-81b3ece6a074
42039c51-3428-4ea3-854f-c6cc6b94ca44
IMG_9283