Twitter

AgN FRONTEIRA… A situação caótica q só piora na Venezuela com Maduro e seu sistema ditatorial onde em mais um mandato roubado se agrava na nossa fronteira, e pior fica o silêncio do Governo Federal q não leva tranquilidade ao poro roraimense.
AgN LOS HERMANOS… Que Ñ seja mais tolerável ao resto do mundo, já q nós, aqui, do Lado deveria tomar providências para dar um Basta a Maduro e sua ditadura, pq Maria Corina foi (vem de notícias da Venezuela, q ainda Ñ se total certeza) possivelmente sequestrada, e isto tem q parar! Este horror tem se colocar um fim! Q Trump assuma logo…
AgN MONITORAMENTO, MAS, EU NÃO…População segue apreensiva enquanto o pix servia (serve) para q todos possam usar e não pagar nada por isto nas suas transações bancárias; mas, Governo ao mudar isto, Ñ se entende o exemplo de Lula, q seus gastos estão em 100 anos de segredo.
AgN PIX E FEDERAL RECEITA… Não é o Governo q me assusta na tal proposta do pix ser monitorado, q é mais um monitoramento, q mais assombra é isto ter aval e silêncio do Congresso!
AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
play
IMG_5635
play
radio agn play
Créfito/imagens:: Fotos - Herick Pereira e Rodrigo Brelaz
PAUTA EXTENSA FINALIZANDO PLOA 2025 NA ALEAM
Em 14 de dezembro de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Para esta sessão extraordinária, de intensivão do parlamento, Presidente Roberto Cidade comanda votação que apreciou 154 matérias legislativas, entre elas o PLOA 2025
Nesta última sessão plenária do Legislativo Estadual em 2024, que teve pauta extensa, Cidde revela que com 154 matérias legislativas, contou ainda com a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2025, que prevê orçamento de R$ 31,46 bilhões.
“Nós tínhamos muitas matérias para votar, tanto do Executivo, quanto de outros poderes e dos deputados estaduais. Foi uma pauta extensa, com projetos muito importantes para o Estado do Amazonas. Votamos o PLOA, que prevê os maiores investimentos para as áreas de saúde e educação. Na minha avaliação, foi um encerramento de ano positivo, com muitas pautas relevantes. Tivemos hoje também a aprovação de emendas impositivas dos deputados que, com certeza, irão ajudar a melhorar a saúde, a educação, a segurança pública e outras áreas do nosso Estado”, afirmou.
Dentre as matérias votadas está o Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 58/2024, de autoria do deputado presidente, que institui, no âmbito da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Aleam, o projeto “Educando pela Cultura”.
O “Educando pela Cultura” será realizado anualmente e terá como objetivo realizar eventos que visam conscientizar a sociedade sobre a importância das temáticas: cidadania e direitos civis; direitos humanos; educação e diversidade; diversidade étnico-racial, religiosa e de gênero; violência contra os povos pretos e pardos; violência contra crianças e adolescentes e valorização da vida.
“O ‘Educando pela Cultura’ promove ações de cidadania na capital e dele derivou o ‘Educando pelo Amazonas’, que leva o mesmo trabalho para além de Manaus. É um trabalho primoroso executado por servidores da Escola do Legislativo, superando os desafios da extensão territorial e diversidade sociocultural, alcançando municípios e comunidades ribeirinhas, muitas vezes excluídos de iniciativas culturais e educativas. Esse esforço contribui para reduzir as desigualdades regionais e aproximar o conhecimento de populações mais isoladas”, declarou.
Outro PRL é o nº 52/2024, que institui a Comissão Temporária da COP 30 na Assembleia Legislativa do Amazonas, com o propósito de monitorar e auxiliar as ações e preparativos relacionados à Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas de 2025 (COP30), que será realizado em Belém (PA).
Projetos aprovados
Também foram aprovados os Projetos de Lei (PLs) nº 869/2024, que cria o Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (CEPCOLU), na estrutura organizacional da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon); e o de nº 871/2024, que cria o Abrigo Transitório para Pessoas Idosas em situação de violência e risco de morte.
O PL nº 953/2024 altera a Lei nº 6.386/2023, que dispõe sobre a vedação de vinculação do Poder Público Estadual à pessoa física ou jurídica condenada por crime cibernético ou matéria falsa, com o objetivo de ampliar a proteção contra os efeitos nocivos das fake news.
Aprovado ainda o PL nº 1.049/2023, que estabelece licença à gestante, à adotante e licença-paternidade de 45 dias; o de nº 1.162/2023, que institui a Semana de Conscientização e Prevenção de Doenças Cardiovasculares; o PL nº 51/2024, que cria o Cadastro de Pedófilos no Estado do Amazonas; o de nº 191/2024, que estabelece diretrizes para implantação do Plano Estadual de Educação Financeira Familiar e o PL nº 391/2024, que cria diretrizes para a assistência e proteção jurídica, psicológica e socioeconômica às mães de crianças e adolescentes que sejam vítimas de abuso sexual.
 —
Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa
f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe