Escola Palmira de Castro cria espaço cultural e literário com recursos do Prêmio Delacir
O espaço foi inaugurado nessa sexta-feira, 11, em comemoração ao Dia do Estudante
Os alunos da Escola Municipal Palmira de Castro Machado, no bairro Profª Araceli Souto Maior, foram presenteados nessa sexta-feira, 11, com o Espaço Cultural e Literário Professora Renata Célia, em comemoração ao Dia do Estudante. A iniciativa visa não apenas celebrar a data, mas também buscar experiência educativa mais rica e diversificada para a criançada.
Pelos projetos inovadores e compromisso com a educação municipal, a unidade foi uma das vencedoras de 2022 do Prêmio Referência em Gestão Escolar Delacir de Melo Lima. Ao conquistar o 2o lugar na categoria Ensino Fundamental Grande Porte, a escola ganhou R$ 15 mil como reconhecimento da Prefeitura de Boa Vista pelo esforço e dedicação. O valor foi a oportunidade de tornar o ambiente escolar ainda mais confortável e inclusivo para as crianças.
O Espaço Cultural e Literário Profª Renata Célia é um lugar onde a imaginação floresce e o aprendizado se une à diversão.
“Conversando com os professores, identificamos a importância desse espaço fora da sala de aula para as crianças. O incentivo à leitura vai ser feito de forma lúdica e interativa. E aproveitamos para homenagear uma grande colaboradora, que conquistou a todos e infelizmente não está mais conosco, a Renata Célia”, contou o gestor Marcos Silva.
SOLTANDO A IMAGINAÇÃO
O Espaço Cultural e Literário Professora Renata Célia é um verdadeiro refúgio para a imaginação. Com seus cantos aconchegantes, áreas temáticas e uma coleção de livros, a criançada viaja pelo mundo literário enquanto brinca. Cada canto é projetado para estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.
Quem está feliz com a novidade é o aluno Matheus Henrique, de 9 anos. Ele está aproveitando cada minuto brincando e colocando a leitura em dia. Afinal, é uma de suas atividades favoritas. “O espaço tem bastante coisa, eu fico até indeciso na hora de escolher o que fazer”, disse.
AMBIENTE INCLUSIVO
Não é apenas para a leitura, mas também um lugar que abraça e se adapta às diferenças. Uma das opções de lazer é o Espaço Sensorial, que incentiva os cinco sentidos das crianças. Um grande passo para o desenvolvimento dos estudantes com autismo. Para eles, é preciso atividades estimulantes redobradas.
“Um dos principais aspectos é a maneira como as cores se combinam, criando um espaço onde as crianças se sentem confortáveis e acolhidas. Elas experimentam diversas sensações enquanto exploram. Essas sensações são ampliadas pela interação com o ambiente e o estímulo à leitura, mesmo que muitas delas ainda não saibam ler propriamente”, disse a cuidadora Anaíze Menezes.
Para Francineide Melo, mãe da aluna Sofia Paixão, o lugar é uma ótima oportunidade para que a filha, de 7 aninhos, pratique o hábito de ler.
“Eu estou impressionada com o espaço e fico muito feliz pela minha filha, que está aprendendo a ler. Aqui ela vai poder praticar e brincar ao mesmo tempo, tudo o que ela mais adora”, frisou a mãe.
Reciclagem, diversão e trabalho em equipe
Na construção do espaço, toda a escola participou. O material usado foi inteiramente reciclável, utilizando resíduos sólidos da própria escola, como a geladeira cheia de livros. A arte foi toda pensada pela professora de artes, Maria Araújo.
“É ótimo sair um pouco da parte teórica da disciplina e ir para a prática. Consegui soltar a criatividade pensando no que é melhor para as crianças. Foi gratificante participar disso e eles estavam muito ansiosos para o resultado”, contou a professora.
…
SEMCOM PMBV
Por Bruna Norales