Twitter

AgN Damoridas - Arthur Henrique, ao passar por Brasília, em reunião com a bancada federal, afirmou q este tem sido um grande ano, especial por sua vitória arrebatadora na eleição municipal, reeleito c/ mais de 80% dos votos, e por ter recursos p/ grandiosas obras, q já começam em início de 2025, caso do 2º viaduto da cidade, na bola do Ibama.
AgN DAMORIDAS - E ao ser destacado em sua presença, o prefeito Arthur Henrique salientou q Ñ teve reunião ano passado, da bancada, e antes Ñ se teve como participar por conta de agenda, mas, ele salientou q este ano dos 11 parlamentares, oito somaram o Caixa municipal c/ emendas, BV q tem mais de 70% da população agradeceu, e o prefeito pôde levar muitas obras e afirma q 2025 já começa c/ novas grandes obras.
AgN DAMORIDAS - Na reunião desta terça, 3, no Congresso, a bancada roraimense se reuniu para tratar dos mais de 500 milhões de reais, de orçamento para o Estado, em 2025, a novidade aclamada pelos senadores e deputados federais foi a presença do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, q salientou o empenho em poder ter o maior apoio em recursos à Capital, daí, sua participação.
AgN JARAQUIS - E Bancada Feserwl se reúne hoje, 3, com Wilson Lima, no Senado, na Liderança do PSD do senador e coordenador da bancada amazonense, Omar Aziz. Pauta, as emendas para AM
AgN URÂNIO AMAZÔNICO - Quando o presidente Lula assinou com a China a venda de nossa reserva de urânio, os estados amazônicos- os dois maiores - AM e PA foram ouvidos?! Congresso Ñ teria q dar aval em questões de tal magnitude em se ter em solo outro país??!
AgN EUA - Quando o Sistema funciona para presidente com filho condenado pode, e Perdão Presidencial de Joe Biden ao filho Hunter, q deveria ter sido preso, com tal ato se livra da cadeia…Quando é canhoto tdo pode!
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
play
play
radio agn play
Créfito/imagens:
REFLEXÃO PARA O DIA INTERNACIONAL DO URBANISMO - Propostas para o futuro das cidades. Discussão que precisa ganhar mais e mais atenção, data importante para isto...
Em 11 de novembro de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Dia Internacional do Urbanismo: Reflexão e propostas para o futuro das cidades

Celebrado mundialmente no dia 8 de novembro, o Dia Internacional do Urbanismo é uma data importante para promover a conscientização sobre o desenvolvimento urbano e os desafios enfrentados pelas cidades no mundo moderno.

Desde 1949, mais de 30 países marcam o dia como uma oportunidade de refletir sobre o urbanismo, inspirados em debates históricos e na busca por melhorias na qualidade de vida urbana, sempre alinhados aos princípios de sustentabilidade e inclusão social.

Como Melissa Toledo, arquiteta e urbanista, destaca, essa data traz à tona discussões que evoluíram desde o primeiro congresso argentino de urbanismo em 1935, em Buenos Aires, passando pelo debate de grandes nomes da arquitetura moderna como Le Corbusier, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. “Esses profissionais refletiram e projetaram em torno das necessidades urbanas, e podemos citar Brasília como um exemplo icônico desse pensamento urbanístico dos anos 1960. Mas, hoje, quando olhamos para os desafios pós-2020, sabemos que precisamos avançar ainda mais”, afirma Toledo.

A trajetória histórica do urbanismo é marcada por conquistas institucionais, como a criação do Estatuto da Cidade, em 2001, e do Ministério das Cidades, ambos no Brasil, os quais regulamentam áreas essenciais como habitação, mobilidade urbana e saneamento. Segundo Toledo, esses avanços normativos representam uma luta da sociedade civil pela reforma urbana e pela regulamentação das cidades como organismos integrados.

“Nosso papel é usar o urbanismo como uma ferramenta de promoção do direito à cidade e da qualidade de vida”, complementa ela.

Mas, a arquiteta também enfatiza a necessidade de se pensar em soluções urbanas regionais e adaptadas à realidade local, especialmente em áreas como o Amazonas e a cidade de Manaus, onde questões como mobilidade urbana e infraestrutura viária precisam de uma abordagem própria.

“Ainda temos uma grande carência de projetos que priorizem a humanização das cidades. Falta-nos infraestrutura de qualidade, espaços verdes, parques e mobiliário urbano que promovam uma estética e uma funcionalidade adequada às nossas necessidades”, diz Toledo, ressaltando a urgência de se implementar projetos de médio e longo prazo que contemplem essas demandas.

Para ela, o Dia Internacional do Urbanismo é, mais do que uma celebração, uma chamada à ação.

“Precisamos de uma reflexão profunda que sincronize o nosso tecido urbano e promova qualidade de vida real, sempre com um olhar adaptado às nossas necessidades regionais”, conclui. Em 8 de novembro, profissionais, sociedade civil e governos são convidados a fazer dessa data um momento de renovação e compromisso com o futuro das cidades.

 

 

Ascom M T

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe