TPS???? O Status de Proteção Temporária é um programa que protege estrangeiros de países em crise, permitindo sua permanência legal nos EUA. Biden havia prorrogado o benefício até 2026, citando a emergência humanitária na Venezuela.
No entanto, agora, a medida do Trump impacta mais de 600 mil venezuelanos que estavam autorizados a viver e trabalhar no país.
A polêmica: A secretária de Segurança Interna do governo justificou a decisão dizendo: “o povo deste país quer esses sacos de lixo fora.” Segundo ela, a nova administração precisava “avaliar todos esses indivíduos que estão em nosso país.”
E não parou por aí…
Trump também anunciou que estudantes estrangeiros que participaram daqueles protestos pró-Hamas em universidades americanas — incluindo algumas das mais renomadas, como Columbia — terão seus vistos cancelados e serão deportados.
“A todos os estrangeiros residentes que se juntaram aos protestos pró-jihadistas, nós os colocamos em aviso: em 2025, nós os encontraremos e os deportaremos”, afirmou o presidente.
O foco na agenda anti-imigrantes ilegais
Há uma semana na Casa Branca, Trump já (i)reativou o polêmico programa Remain in Mexico, que obriga solicitantes de asilo a aguardarem seus processos fora dos EUA, (ii) encerrou permissões temporárias para imigrantes de Cuba, Haiti e Nicarágua e (iii) deportou imigrantes do Brasil e Colômbia.
O discurso oficial é que os alvos são imigrantes com antecedentes criminais. Ainda assim, a porta-voz da Casa Branca deixou claro que, para o governo, qualquer pessoa que tenha entrado ilegalmente nos EUA é considerada criminosa.